Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

O estímulo das cores

Tem acontecido com frequência receber mails de pessoas que são fãs deste cantinho da net e que me dizem que têm encontrado aqui muito boas fontes de inspiração para as suas casas.  Claro que fico tão feliz!  Quem vai acompanhando os artigos já se apercebeu que sou uma apaixonada pelas cores, que gosto de tudo o que tenha a ver com jogos de cor/luz/sombra e adoro pintar! 
Há já algum tempo que me dedico a estudar as cores, as suas tonalidades, as combinações que é possível fazer e sobretudo, a forma como elas influenciam as nossas vidas. 

Evito colocar aqui artigos demasiado técnicos sobre teorias da cor, (um dia destes ainda me atrevo...) porque gostaria que este espaço fosse sempre um local de relax, onde quem desejar fazer uma visitinha se possa sentir desanuviado.  Há as páginas dedicadas aos meus trabalhos, que em breve irei actualizar com novas pinturas de diversas técnicas e que também recebem  feedbacks muito positivos, bem como encomendas que agradeço de todo o coração!  É uma forma de também brincar com as cores à minha maneira e fico imensamente feliz quando alguém me contacta para dar um lar a mais um dos meus trabalhos ou para pintar algo diferente para um espaço em particular.

Também agradeço muito quando me pedem para publicar aqui ideias para divisões de casa, no que diz respeito às cores e suas infinitas combinações.   Afinal só assim poderei partilhar ideias interessantes que vão ao encontro das preferências de quem me visita.  E eu gosto muito que me visitem e me peçam para publicar sobre temas do vosso interesse! Por isso, estejam sempre à vontade para contactar, podem deixar nas caixas de comentários os vossos pedidos que eu tentarei estar à altura!  Passado algum tempo verão aqui a resposta aos vossos pedidos!

Hoje vou voltar a falar de um assunto que já mencionei em artigos mais antigos mas, a pedido de alguém muito querido, desta vez vou ilustrar com exemplos.  A linguagem visual é sempre mais eficaz... e hoje temos mais uma vez o estímulo das cores nas nossas vidas. Há realmente muitas pessoas indecisas a pedir conselhos sobre que cor utilizar para pintar as paredes de certas divisões e vou aqui deixar algumas combinações e ideias.  Depois cada um terá que optar de acordo com as necessidades e gostos pessoais.

Então, como já sabemos, as cores e as combinações que podemos criar entre elas, são muito valiosas na altura de decorar qualquer ambiente.  As cores podem criar uma ampla variedade de climas diferentes, que vão influenciar as nossas actividades durante o tempo que permanecermos na divisão.   Usando as cores com bons conhecimentos acerca da sua natureza, efeitos e de maneira adequada, será possível expressar alegria, serenidade, elegância, tranquilidade...

Amarelos e Verdes Amarelados


O amarelo é a cor ideal para ambientes com pouca luz porque traz claridade.  É uma cor quente, recomendada para espaços em que se deseje favorecer a comunicação, por exemplo para uma sala de reuniões numa escola.  Os verdes amarelados são cores mais cítricas ( fazem lembrar os citrinos) que trazem vitalidade e alegria aos ambientes. 

Os amarelos e verdes amarelados podem utilizar-se em salas de refeições, salas de estar e cantinas.


Azuis e Verdes


Estas duas pertencem à categoria de cores frias.  O azul é a cor mais fria de todas.  Expressa quietude e repouso, é muito característica de divisões decoradas com um estilo marinho.
Por sua vez, o verde é uma cor que transmite equilíbrio, dado que é uma mistura de duas cores com características opostas. (azul + amarelo = verde
O verde também transmite quietude, frescura e fomenta a criatividade. Um verde pode tornar-se mais frio se se aumentar a quantidade de azul.  E pelo contrário, se se adicionar mais amarelo pode tornar-se mais cálido. 

Tanto os azuis como os verdes ajudam na concentração e têm efeitos calmantes.  É por isso que se aplicam em lugares de trabalho e em divisões utilizadas para descansar.

Laranjas



É uma cor vital, já que se forma com duas cores que só por si são muito atractivas: o vermelho e o amarelo.  O laranja transmite uma sensação de calidez e comodidade aos ambientes.  É uma cor especial para salas de refeições mas não é aconselhável para espaços grandes.  Uma boa opção será atenuar o laranja puro com um pouco de branco para o tornar mais suave. 

Vermelhos e Rosas



O vermelho puro é a cor de maior vitalidade.  É uma cor forte e vibrante.  Pode resular um tanto violenta se não for usada com moderação.  É recomendável a sua utilização apenas em pequenas áreas, detalhes ou apontamentos decorativos.

O vermelho "quebrado" com branco, forma tonalidades de rosa que produzem conforto e calidez.  São ideais para divisões femininas já que o rosa é uma tonalidade delicada.

Violetas e Lilases


O violeta pertence à categoria de cores frias.  É uma cor um pouco indiferente e produz uma sensação de distância e alheamento.  Também transmite quietude e silêncio profundo.

O violeta junto com o branco em diferentes proporções permite obter matizes lilases.  Estes e as tonalidades lavanda têm um perfil marcadamente feminino.  Utilizam-se para dar a sensação de tranquilidade e quietude às divisões.

Branco



O branco é uma cor purificante.  É uma grande ideia para iluminar ambientes com pouca luz.  O branco pode escolher-se como cor principal de uma divisão para transmitir  simplicidade e elegância.  Na maioria dos casos é um recurso simples e rápido para obter ambientes que transmitam frescura e sensação de relax.

Esta cor pode utilizar-se com pequenos detalhes de cores, ou alternando móveis, objectos e tecidos dos mais variados.  Trata-se de uma cor segura porque, dada a sua versatilidades, é muito difícil que crie desiquilíbrio. 

Tons Claros


Dentro de todas as cores podemos ter os tons fortes e os tons claros.  Os tons claros, neutros, castanhos, beige, marfim, creme, areia, tal como os cinzas, são os tons mais seguros na hora de pensar em combinar cores.
Estes tons claros podem utilizar-se para criar ambientes acolhedores, frescos, elegantes e muito originais. São as melhores alternativas para quem quer fugir da clássica combinação de uma qualquer cor com branco, que já é muito vulgar.

Tonalidades neutras e naturais



Estas cores caracterizam-se pela sua passividade e elegância.  São tonalidades que combinam muito facilmente com outras cores vibrantes.  Mas também se podem conseguir espaços muito harmoniosos apenas com tons neutros.
As tonalidades terra e madeira são consideradas tonalidades naturais, e estas podem incluir-se num grupo maior de tonalidades neutras, juntamente com brancos, negros e a ampla gama de cinzas

Sem comentários:

Enviar um comentário