Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Conselhos para cortinas

As cortinas são um elemento fundamental   na decoração de qualquer casa.  As suas texturas e cores são infinitas,  podemos fazê-las nós no caso de termos alguns jeito para manualidades,  podemos comprá-las já prontas a pendurar ou simplesmente encomendar o trabalho a alguém especializado, para não haver surpresas desagradáveis. 


No caso de decidirmos comprá-las já feitas ou aventurar-nos a fabricá-las nós mesmos.... é bom ter em conta alguns pontos importantes ante de iniciar o investimento em tecido e  trabalho. 
É muito importante que, no que diz respeito a cores, as cortinas estejam de acordo com as tonalidades da divisão onde vão ser colocadas.  Depois quanto à forma e textura têm também de ser coerentes com o ambiente da divisão.  

Por exemplo, as cortinas com motivos grandes, só devem ser utilizadas em divisões grandes, com muito espaço e muita luz. Se utilizadas numa divisão pequena iriam carregar demasiado o ambiente. Temos que ter em conta também as dimensões das janelas, já que na altura de colocar as cortinas, o tamanho da janela irá modificar o aspecto de toda a peça. 

Há que ter cuidado com o diâmetro dos modelos que utilizam argolas, visto que as argolas têm de ter um diâmetro maior do que o do varão.  Um truque muito prático para que as argolas deslizem bem é passar um pouco da sabão ou sabonete sobre o varão. 

Para medir uma janela, mede-se primeiro a largura, incluindo também a respectiva moldura ou aro.   Para as cortinas transparentes, a distância entre o bordo da janela e a extremidade do varão é em geral de 15 a 25 cm.  Portanto, para saber de que tamanho se deve cortar o varão, mede-se a largura da janela e soma-se 30 a 50 cm. 

Para a amplitude das cortinas, ou seja, a quantidade de tecido que se necessita para preencher a largura da janela e o respectivo varão, há que contar com duas ou três vezes o comprimento do varão, se bem que isto também dependa da espessura do tecido e se queremos as cortinas com mais ou menos volume e ondinhas.  Para a altura é fácil, já que temos que ter em conta a forma de "cair" do tecido e ver se desejamos que a cortina caia apenas até ao bordo inferior da janela ou até ao chão.  

Sem comentários:

Enviar um comentário