Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Fascínio por hortensias... e como planta de interior ?


Tenho um fascínio por esta planta, pela metamorfose que ela processa conforme o solo onde se encontra...muda a cor das flores, as rosas são mais vulgares por aqui mas eu adoro as azuis... e como mantê-as azuis ? E como trazê-las para dentro de casa ?

Esta planta é originária do Japão e chegou à Europa no final do século XVIII. É é um arbusto de folha caduca com flores que crescem em cachos e podem ter até 25 centímetros de diâmetro. Como planta de exterior podem ultrapassar 1,5 m de altura.

No interior e em vaso esta planta dá-se bem durante cerca de 4 anos, mas podermos fazer pequenos cortes e transplantar para obtermos plantas jovens. Numa varanda, terraço ou jardim duram muito mais.

A melhor altura para comprar?

A melhor altura para comprar hortensias é quando começam a florescer. Assim pode-se avaliar logo qual a cor original e a sua intensidade. Basta comprar uma e depois é só ir criando plantas novas em cada poda.

O que é que determina a cor das flores?

A maioria das hortênsias tem flores cor de rosa, embora algumas espécies sejam de flor branca. O teor do solo em alumínio e a acidez que permite à planta absorver esse elemento é o que lhe dá a cor azul.   A qualidade do solo influencia depois a intensidade dos tons, que podem ser mais "desmaiados" ou mais vivos.

As flores azuis, na realidade são da variedade rosa, mas o PH do solo é que as faz mudar de cor. Quando regamos as plantas com uma solução de sulfato de alumínio, elas mudam para azul. Basicamente, num solo mais ácido elas ficam azuis e num solo mais alcalino tornam-se cor de rosa. Nas floristas vendem-se produtos que permitem alterar a cor das hortensias para azul. É só perguntar pelo produto "azulador de hortensias". Também se pode conseguir a mais longo prazo o mesmo efeito, ao ir adicionando à rega uma quantidade de vinagre, se bem que se o solo for pobre em alumínio o resultado demorará mais. O vinagre ajudará a hortênsia a absorver o alumínio do solo e ajudará muito se tiver perto da raíz da planta algo em alumínio, como latas velhas, pregos, que possam receber o vinagre. Em vaso consegue-se com mais facilidade acidificar o solo mas em terreno exterior os elementos dissipam-se e elas podem ficar com uma cor mais roxa, que também é bonita.
É também muito interessante ver como um mesmo arbusto pode produzir flores do rosa ao azul passando pelo violeta, a Natureza é mestra em fazer estes "arranjos florais" de nos cortar a respiração de tão belos !
A espécie de hortênsia branca não muda de cor.

Como fazer para haver mais flores ?

Podar no final do inverno, eliminando apenas os ramos que deram flores e os que estejam danificados. Também se deve mudar o vaso da planta quando ele já está a ficar demasiado pequeno para as raíes. Renovar a terra permite ainda obter flores de cor mais intensa.

Onde será o melhor local para abrigar este tipo de planta dentro de casa ?

Numa sala com boa ventilação e um ambiente fresco. Ter cuidado com o aquecimento no inverno porque não podem suportar altas temperaturas.  Nos climas amenos e quentes elas gostam de meia-sombra e nos climas mais frescos podem suportar melhor o sol.  O ideal é luz do sol indirecta.

É aconselhável cortar as flores quando estão secas?

Não é absolutamente necessário, pois isso não afecta o florescimento do próximo ano, pode esperar-se pela altura da poda.  Se não gostar do aspecto pode cortar que também não faz mal, e até há quem goste das hortênsias secas bastante decorativas.

Para durarem mais como flores de corte em arranjos florais:

• Cortar os caules em ângulo e fazer dois cortes em cruz na extremidade. Assim, a flor absorve melhor a água.


• Adicionar uma colher de chá de açúcar à água ( é um nutriente).

• Pulverizar as flores com água fresca uma vez por dia e protegê-los das correntes de ar.
Como planta de interior quanto tempo pode viver esta planta?

Sem comentários:

Enviar um comentário