Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Hall de entrada



Na entrada da casa encontra-se uma das partes mais visíveis, a primeira impressão para todas as pessoas que entrarem nela.  Podemos até dizer que é a zona com mais “trânsito”, no entanto apenas num curto espaço de tempo.



 
O hall de entrada poderá ser onde se mostram as cores e a decoração que se verá depois em todo o seu esplendor nos restantes ambientes da casa.   Por isso talvez deva estar cuidadosamente decorado e as suas cores devem ser especialmente escolhidas de acordo com a sua iluminação, tamanho, funcionalidade e o estilo geral do resto das divisões.

Manter o local iluminado

É recomendável manter nestas divisões uma boa iluminação natural e artificial.  As portas que dão acesso às outras divisões poderão ter vidros translúcidos, as janelas apenas cortinas leves, que permitam que a claridade passe para o exterior.  No que diz respeito à iluminação artifical, uma luz directa não é boa ideia, é melhor uma luz mais difusa, como por exemplo um candeeiro sobre um móvel, ou um candeeiro de pé, caso não haja nenhum móvel no local. 

Escolher a cor dependendo do tamanho do hall.
 
Como já referi muitas vezes antes, para os espaços pequenos devem preferir-se as tonalidades claras e frias, porque estas são as que são a impressão de ampliar o espaço, especialmente o branco.  Se for necessário dar mais claridade ao espaço, o branco será uma escolha perfeita. 



Por outro lado, se o ambiente já está bem iluminado e é espaçoso, pode-se jogar com as cores, incluindo tons mais quentes e escuros, e até nos podemos atrever a realçar uma parede em especial com outra tonalidade dentro da mesma gama de cores, seguindo um esquema tonal, ou um esquema harmónico.  Pode até destacar-se com alguma técnica de pintura decorativa, como por exemplo o esponjado, ou com papel pintado ou um mural.   Se há o receio de poder dar muito trabalho ou sair muito dispendioso, há também a possibilidade de pintar com uma tonalidade mais neutra e depois dar cor ao espaço pendurando um quadro de grandes dimensões.  Sempre é algo menos definitivo e se for necessário mudar o look, pode sempre retirar-se o quadro e colocar um outro acessório ou complemento decorativo.  O quadro é sempre a escolha mais óbvia porque é a forma mais acessível e económica de dar cor e personalidade a um ambiente.  

Combinar o hall com outros ambientes

Conforme o design da casa, podem ocorrer diferentes situações no que se refere *a posição do hall e os restantes ambientes.  Pode ser que este seja a porta de entrada para a sala,  para uma sala de refeições,  para um corredor,  uma escada….
Por isso, manter uma certa continuidade de cores entre estes ambientes é de grande importância, para não gerar grandes contrastes que, depois de terminado o trabalho de pintura podem revelar-se desagradáveis.


Complementos decorativos e funcionalidades de um hall

Uma mesa ou uma consola é muito útil para depositar objectos à chegada a casa, além de poder resultar muito bem em especial em hall espaçosos.

Os espelhos são também de grande utilidade, especialmente na altura da saída, além de ampliarem visualmente as proporções do espaço.

Outras coisas que se podem colocar, tendo bom gosto e sabendo combinar com outros objectos, pode ser um cabide, um local para poisar os guarda-chuvas, um banco ou armário para sapatos, tapetes…

Sem comentários:

Enviar um comentário