Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Arte Infantil

Esta ideia começou quase sem eu me aperceber.  Havia uma festa de aniversário da filha de uma amiga e eu a dar  voltas à cabeça, a pensar no que haveria de oferecer.  Não queria “virar o disco e tocar o mesmo” dos brinquedos que as crianças já têm até demais, a roupa… apreciam os pais, pensei e pensei  e daquela vez decidi que ia ser uma pintura.  Depois faltava o tema, as cores, o que vai ser?
Cá por casa há sempre imensos desenhos por todo o lado, não só porque há 3 crianças,  mas porque o filhote mais novo é quase um criador compulsivo, não passa um dia em que ele consiga estar longe dos lápis ou das plasticinas. Estava a vê-lo a desenhar e lembrei-me que quando cá vêm pequenotes a casa brincar com os meus, é certo que ficam por cá desenhos das outras crianças.  E foi assim, pesquisei nas minhas caixas de sapatos sagradas e achei um desenho da Bia.  Maravilha, o desenho era só a caneta mas estava muito nítido.  Passei-o para uma tela, mantendo o traço tal e qual e só acrescentei as cores. 
No dia do aniversário ainda fiquei a pensar que se calhar tinha feito melhor em pintar algo para o quarto dela assim com um tema de um filme favorito, de um herói, eu sabia que ela adorava o Faísca MacQueen… mas…seja o que Deus quiser! E não é que foi um sucesso ?  A Bia adorou a ideia, já não se lembrava daquele desenho mas ao olhar para ele reconheceu que era dela.  Depois olhou para nós como se lhe tivéssemos dado algo de muito raro e especial e abraçou-me…tão bommm!  Os pais adoraram a ideia e claro que tive logo ali de prometer que ia fazer mais, estavam lá os nossos amigos todos com os seus filhotes e a coisa começou assim.  Alguns até fazem periodicamente uma escolha de desenhos…aos 5 anos, depois mais um aos 6, aos 7, etc, para se ver a evolução da criança.  Quando estas crianças forem adultas vão certamente ter uma bela galeria…e toda com criações suas e totalmente originais.  Também há quem escolha desenhos dos filhos para oferecer, ou quem, como eu, “rapine” um desenhito de uma criança para depois fazer a surpresa. 
E é assim, é muito simples! Transportar a arte das  crianças para algo mais durável e que pode ser exposto em casa ou onde se desejar, para todos apreciarem.  As crianças de todas as idades adoram desenhar e pintar, têm uma energia criativa infindável e muitos pais e familiares têm certamente, como eu, caixas de sapatos cheias de  folhas com desenhos das diversas fases dos seus filhos.
Esta maravilhosa criatividade natural deve ser sempre encorajada e valorizada de forma a fazer a criança sentir-se especial e confiante de si própria, contribuindo para o desenvolvimento de uma boa auto-estima.
Elas irão   adorar ter as suas criações imortalizadas num verdadeiro quadro, que poderá estar exposto para todos verem.  Será uma  maravilhosa recordação de infância para quando elas crescerem,  e crescem tão depressa !
Estas pinturas são magníficas para decorar os quartos das crianças quando muitas vezes nem sabemos bem o que lá colocar.  Acabamos  por comprar quadros ou impressões fabricadas em série, iguais a mais uns quantos milhões que toda a gente tem, muitos nem são nada baratos e passados uns tempos toda a gente se farta…
Nada melhor e mais original para a criança do que ter uma decoração feita com as suas próprias criações artísticas, que são únicas no mundo. As cores podem ser escolhidas por elas ou pelos adultos para condizerem com a decoração existente.  O tempo passa e é vê-los fascinados, ano após ano,  a olhar para as suas obras e verem a sua própria evolução. Em tela, as suas pinturas podem acompanhá-los pela vida fora, podem mostrá-las aos seus filhos, aos seus netos.  São também um presente original para os avós e outros familiares e também uma bela decoração para infantários.
  
O que é preciso ?
Observar a arte da criança, os seus desenhos e ir guardando as folhas.  Pode escolher os desenhos não importando como foram feitos: a lápis, caneta de feltro, lápis de cor, etc e depois decide-se qual o tamanho da tela que pretende para ele ser reproduzido. Pode desejar uma só tela para um espaço mais pequeno ou até várias para fazer um conjunto ou um “mix” de vários desenhos, para ir cobrindo um espaço maior na parede.  Os desenhos de traço simples, a lápis ou caneta, são os melhores,  no entanto é possível trabalhar com quase todo o tipo de desenhos.
Seguidamente é só contactar para o mail margalsan@hotmail.com , dizer que tipo de tela pretende, quais as dimensões e quantas telas para se poder calcular o preço final.  Caso decida avançar com o projecto só é necessário depois enviar o desenho original, que pode vir digitalizado por mail, ou pelo correio.

Antes (4 folhas A4 com os desenhos originais só a caneta)

Depois avanço com a reprodução para a tela escolhida, o desenho será pintado à mão,  com cores alegres e vibrantes.   As cores podem ser  escolhidas pela criança ou de forma a complementarem a decoração do local onde o quadro será exposto.
As laterais da pintura são também pintadas e o acabamento final é com um verniz que sela os pigmentos para sempre, protegendo as cores e a tela da humidade, da luz e do pó.   Como os desenhos são originais da criança, a assinatura da pintura é feita com o primeiro nome deles e a data em que desenharam.  Se não se souber a data certa, basta o ano.  Não coloco lá a minha assinatura e apenas no verso é que menciono “original de nome da criança pintado por meu nome”.  

  

O tempo para a entrega depende da quantidade de telas e também da secagem dos materiais, mas normalmente em 2 semanas ficam prontas. Os desenhos originais são devolvidos aos pequenos artistas juntamente com as suas telas.


Depois  (4 telas 40cm X 30cm para fazer um pequeno mural)








Aqui um exemplo de 4 desenhos numa única tela de 60cm X 70cm










Estes últimos três exemplos são de vários desenhos em que os pequenos artistas é que escolheram as cores, excepto as cores de fundo. Depois foram reproduzidos em telas grandes ou em telas mais pequenas que se vão pendurando juntas para ir aumentando a colecção e fazer murais. (para quartos, salas de brinquedos, sala de infantário...)

Agora, e de olho nos desenhos das crianças, quem sabe se não tem mesmo à mão uns verdadeiros artistas e a possibilidade de resolver de forma original a decoração dos seus espaços ?  Esteja à vontade para qualquer contacto, terei todo o gosto em responder. 

4 comentários:

  1. eu queria saber como posso decorrar meu quarto adolecente...(feminino)algem pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não sei o que terá acontecido com a minha resposta anterior. Só agora vejo que não aparece aqui. De qualquer forma, depois da sua questão já tenho vindo a colocar ideias para decoração de quarto juvenis. Veja nas Categorias na lateral do site. Estão lá os vários temas dos assuntos abordados e certamente poderá inspirar-se em algumas ideias já publicadas. Muito obrigada, volte sempre!

      Eliminar
  2. Muito obrigada, deixa-me muito feliz! Tudo de bom para você!

    ResponderEliminar