Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Como escolher cores para uma cozinha ?



Para uma cozinha, a decisão das cores e suas combinações pode ser muito ampla, passando por muitas gamas e esquemas de cores.  Para escolher a cor da cozinha temos de nos colocar uma série de perguntas que nos ajudarão a fazer a escolha certa:



  • Quanto tempo passaremos nela ?
  • Quem estará a desfrutar do ambiente ?
  • Será utilizada para as refeições em família ?
  • É uma divisão grande ou pequena ?
  • Poderemos mudar a cor dos móveis ?



Este tipo de perguntas deveria ser feito para a escolha de praticamente todos os ambientes destinados a ser usados em família, mas neste caso aplica-se apenas a cozinhas.  E com as respostas a estas perguntar iremos escolher as cores mais convenientes:




Quanto tempo passaremos nela ?





Se escolhermos uma cor demasiado intensa como laranja ou amarelo, ou por exemplo cores de grande contraste, a fatiga visual vai ser muito elevada se estivermos muitas horas nesta divisão da nossa casa.  Assim, optar por cores neutras e claras como o creme, bege, branco, ou esquemas de tonalidades em harmonia de cores suaves, seria o mais acertado.  Se não passarmos muito tempo na cozinha, isto não terá tanta importância.



Quem estará a desfrutar do ambiente ?



As pessoas mais indicadas para escolher a cor para a cozinha serão aquelas que estiverem mais tempo a realizar tarefas nesse espaço da casa.  




Será utilizada para as refeições em família ?




Fazer as refeições na cozinha implica que ela seja também um pouco sala de refeições, por isso é com escolher cores que fomentem a comunicação entre os membros da família, num clima de harmonia e bom apetite.  O laranja estimula o apetite e a interação, enquanto que por outro lado o azul faz o contrário. 




É uma divisão pequena ou grande ?




Se é uma divisão grande haverá a possibilidade de avaliar qual o efeito que se deseja criar com as cores para eventualmente modificar as suas proporções visualmente.  É comum quase todas as pessoas saberem que as cores claras ou frias fazem os espaços parecer maiores e as cores escuras ou quentes fazem os espaços parecer mais reduzidos.




Poderemos mudar a cor dos móveis ?







Numa cozinha não é necessária muita decoração.  Os móveis e os utensílios enchem praticamente todo o espaço e por isso mesmo há que ter em conta de que cor são e como irão combinar com as tonalidades escolhidas.

 



Outras considerações…
  Há cores que não são recomendadas para serem utilizadas nas paredes ou como base da decoração em cozinhas.  São elas o vermelho e o preto porque darão uma sensação exagerada de calor para uma divisão que se quer fresca.   As tonalidades terra mais escuras, apesar de não ficarem muito bem em paredes para cozinhas são no entanto, muito boas para dissimular manchas.  Pode depois aligeirar-se o ambiente com móveis claros e com muita e bem colocada iluminação.




Sem comentários:

Enviar um comentário