Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Cálculo da quantidade de tinta a utilizar nas paredes

Ao faltar tinta, a nova cor que vamos preparar já não vai ser igual à anterior e vai ser impossível obter uma pintura uniforme.  Se encontrarmos a mesma cor já preparada, mas de marca diferente, é certo que também terá variações na tonalidade.




No caso de sobrar tinta, perdemos dinheiro e, mesmo que possamos guardá-la é quase certo que não chegaremos a utilizá-la.  As pinturas à base de água decompõem-se com o tempo e as tintas à base de óleo como os esmaltes sintéticos e vernizes, acabam por secar.  O melhor é fazer umas continhas...

Como Realizar os Cálculos

Para começar, mede-se a superfície a pintar, multiplicando a altura pelo comprimento ou base, para obter os metros quadrados de cada parede a pintar.  Em superfícies rectangulares, por exemplo:

2,5m de altura x 4m de base = 10m2 de superfície

Em paredes ou planos triangulares ou com o tecto com uma zona pendente, mede-se a metade da sua altura e multiplica-se pelos metros da base. Por exemplo: parede de 4 metros de base com un lado de 2 metros e outro de 4 metros

4m de base x 3m de altura = 12m2 de superfície

Depois do cálculo das superfícies necessitamos de saber quanto rende a tinta que vamos utilizar.  Esta informação vem sempre inscrita nas embalagens da tinta, normalmente como uma estimativa de litros por demão.  Deve ter-se em conta que uma tinta de boa qualidade rende mais do que uma mais barata.
Além disso ainda tem de se considerar a textura das paredes pois em paredes rugosas a tinta pode render apenas metade ou menos do que o indicando na embalagem.  A aplicação de um primário fixador/selante aumenta o rendimento da tinta.

Normalmente, as tintas para paredes rendem:

  • 10 m2 por litro com tintas de qualidade
  • 6 a 4 m2 por litro em paredes rugosas ou texturadas
  • 5 m2 por litro com tintas mais baratas
  • 12 m2 por litro com esmaltes sintéticos
Uma vez calculada a superfície a pintar, depois de somar todas as áreas parciais de todas as paredes, divide-se pelo rendimento da pintura e multiplica-se pela quantidade de demãos. Por exemplo:

( 40m2 de parede / 10m2 de rendimento por litro) X a quantidade de demãos necessárias

( 40 / 10 ) X 2 = 8 litros de pintura

Recomenda-se não descontar portas e janelas já que é melhor que sobre um pouco de tinta para o caso de o rendimento resultar inferior ao indicado na embalagem, porque também há a considerar a maior absorção de tinta na primeira demão em relação às restantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário