Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decoração Étnica

A decoração estilo étnico vai buscar inspiração a muitas culturas do mundo e traz para os nossos ambientes o estilo original dessas culturas e dos seus povos.
Incluem-se na decoração objectos que recordem os antepassados nativos de África, América do Sul, Índia... e isto vai reflectir uma decoração que pretende transmitir como que uma celebração de outras culturas antigas, singulares e exóticas, e de costumes pagãos, com toques rústicos e desprovidos de todo o modernismo.

Com tudo isto se consegue este estilo mas também podemos adicionar os nossos gostos especiais, gerando divisões mais ou menos cheias de cores e acessórios, tendo no entanto o cuidado de que não resultem demasiado chocantes ou atrofiantes.


Cores para Paredes e Acessórios



A absoluta diversidade de tonalidades é o que se pode aplicar melhor numa decoração étnica, tanto nas paredes como nos complementos decorativos, nos pavimentos, cortinados e móveis e nos quadros.  Apesar de ser possível fazer todo o tipo de conjugações neste estilo, vamos ver algumas das mais utilizadas...
As cores escolhidas para as paredes são normalmente cores "terra", ou seja, todo o género de castanhos e terracotas, também vermelhos e laranjas, deixando outras cores para os detalhes.  A cor das madeiras, especialmente aquelas madeiras de tons mais naturais, também se utiliza muito,  quer sejam escuras ou claras, contrastando com as cores dos cortinados e das paredes.

Complementos Decorativos Étnicos

Os tecidos utilizados em cortinas, mantas, toalhas e até mesmo em tapetes devem ser indicadores do estilo, sendo de preferência tecidos originários do local que se pretende transportar para dentro da nossa casa.  Também se podem utilizar peles de animais, não naturais claro,  mas sim fabricadas imitando os padrões animais como zebras, leopardos, com pelos grandes para tapetes a acolchoados.  É evidente que esta seria uma decoração étnica que nos transportaria para África.  Mais abaixo podem ver-se imagens de outras decorações étnicas, evocando diferentes culturas. 
Outro elemento que não pode faltar na decoração étnica é a cestaria que tem grande utilização nas cozinhas, salas de jantar e estar. A inclusão de fibras naturais, ou por exemplo de canas, bambu, verga, aumenta ainda mais os toques naturais e artesanais na decoração.  Podem encontrar-se móveis e cestos de todo o tipo fabricados com estes mesmos materiais naturais.  Uma opção muito utilizada é a esteira, que se pode utilizar como tapete ou decoração.

Nos complementos, devem abundar os objectos artesanais, como por exemplo instrumentos musicais nativos, artefactos de osso, recipientes, bonecos, máscaras que se podem pendurar nas paredes.
Como já me referi a África, alguns dos objectos mais populares de artesanato africano são as máscaras de madeira, que existem em grande diversidade, desde as perfeitamente talhadas até às mais toscas ou pouco definidas.
Os instrumentos musicais também são peças óptimas para este estilo e podemos encontrá-los originais de África, América do Sul, Ilha da Páscoa, Asia...
No que diz respeito à decoração étnica, África parece de facto estar no topo das preferências talvez pelo apelo e  mistério que aquele continente parece despertar em muitas pessoas.
Os objectos ornamentais africanos trazem para dentro de nossa casa as suas cores, as suas texturas e linhas peculiares...no fundo, trazem para dentro de casa um pouco de África.

Quando escolhemos o estilo étnico, devemos seleccionar as peças com muito cuidado, para que o exotismo que pretendemos não se transforme numa excentricidade desagradável.  É importantíssimo conseguir um equilíbrio entre o exótico e os elementos decorativos correntes.

Como os sítios mais adequados para incorporar objectos étnicos são as divisões comuns da casa,  como o salão ou sala de jantar, as casas banho,  devemos ter mais cuidado no que diz respeito aos quartos.
Podemos conseguir estas peças em lojas especializadas em decoração, mas se preferirmos podemos adquiri-las nos seus lugares de origem e podemos ter a possibilidade de escolher peças únicas e de grande valor.
Na era da globalização, claro que poderá pesquisar online e encontrará certamente muita variedade a bons preços. 
Em última instância tem a opção de comprar reproduções de objectos ou quadros, dentro do nosso país e que talvez fiquem mais em conta do que encomendar do lugar de origem.  Mesmo assim é sempre de tentar e avaliar primeiro todas as possibilidades...


As culturas/povos mais escolhidos quando se trata de decoração étnica são África, em particular Marrocos e Quénia.  Da América do Sul a decoração do México e da Ásia, a Tailândia e a India.

Sem comentários:

Enviar um comentário