Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

O que é a Roda Cromática ?



Para quem trabalha com cores, seja em que área for, é muito importante estudar a Roda Cromática.

A Roda Cromática não é mais do que uma classificação das cores.  Chama-se “roda” ou “círculo cromático” ao círculo que resulta da distribuição das cores que compõem o espectro de luz.
As cores mais comuns que se encontram na roda cromática são seis: amarelo, alaranjado, vermelho, violeta, azul e verde, ainda que para as artes gráficas o formato digital das cores seja amarelo, vermelho, magenta, azul, ciano e verde.  





 A mistura destas cores pode ser representada num círculo de 12 cores, fazendo a mistura de uma cor com a seguinte e assim sucessivamente e pode-se criar uma roda cromática com milhões de cores.
As cores opostas na roda são aquelas que se encontram em frente umas das outras:

  • O amarelo é a cor oposta do azul.
  • O magenta é a cor oposta do verde.
  • O ciano é a cor oposta do vermelho.



E assim sucessivamente com todas as cores, como poderá ser por exemplo o azul-verde (verde mar) ou o laranja-vermelho (laranja avermelhado).

O branco e o preto poderiam considerar-se opostos, mas nunca cores e por isso não aparecem na roda cromática.  O branco é a presença de todas as cores e o preto a sua ausência total.

Todavia, o branco e o preto ao combinarem-se formam o cinzento o qual também se marca em escalas.  Esta escala forma uma sequência própria e chama-se “escala de cinzentos”, podendo também ser em círculo.


Esta tríade de cores não é a geradora da infinidade de todas as cores perceptíveis para o olho humano ou passíveis de serem usadas nas artes gráficas ou decoração.  Isto porque só permite um quantidade finita de subdivisões.  Desta tríade, por exemplo, não se podem obter os chamados “tons pastel”, que são aqueles onde se tem de juntar branco em diferentes quantidades para se obter o tom desejado.

Atributos da Cor .

Todos os matizes ou cores que percebemos possuem 3 atributos básicos:


Matiz ou Tom:  também se pode chamar de “croma”, é a cor em si mesma, e é o atributo que nos permite diferenciar uma cor de outra.  Podemos assim dizer quando um matiz é verde, violeta ou laranja.

Luminosidade ou Valor:   é a intensidade lumínica de uma cor (claridade/obscuridade)  la intensidad lumínica de un color (claridad / oscuridad). Este atributo tem a ver com a maior proximidade ao branco ou ao preto de uma determinada cor.   Desta forma, damos o nome às cores dizendo o nome do matiz (ex. azul) e acrescentando “claro” ou “escuro” conforme a sua maior proximidade do branco ou do preto. 

Saturação: isto é basicamente a pureza de uma cor, a concentração de cinzento que contem num determinado momento.   Quanto maior for a percentagem de cinzento presente numa cor, menor será a saturação ou pureza dessa cor.  E por isso ela parece-nos mais “suja” ou opaca.  Por outro lado, quando uma cor nos parece o mais pura possível  (com a menor quantidade de cinzento presente) maior será a sua saturação.

Sem comentários:

Enviar um comentário