Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Ruptura e inovação nas Artes I - Arte Nova

As alterações económicas e sociais que resultaram da I Guerra Mundial, bem como a vivência e o sofrimento daquela época, originaram novas formas de expressão artística e provocaram uma autêntica revolução no mundo das artes. 

Ao desenvolver-se a fotografia, a pintura perdeu um pouco o monopólio da reprodução da Natureza e foi forçada a encontrar novas soluções.  Muitos artistas romperam com as regras e convenções tradicionais, (como por exemplo, a noção de perspectiva e o naturalismo) e abandonaram progressivamente a arte figurativa (reprodução da realidade observável), abrindo caminho à pintura contemporânea.

Arte Nova

A Arte Nova, surgida ainda nos finais do séc. XIX, nomeadamente em França e na Bélgica, em plena Belle Epóque, produziu obras de grande beleza e requinte, utilizando materiais diversos como tecidos, vidro, pedras e madeiras preciosas.  Abrangeu os mais variados sectores artísticos: a pintura, a arquitectura, o mobiliário, a decoração de interiores e a ourivesaria.  Inspirou-se na Natureza e valorizou a linha ondulante e curva que sugeria a ideia de movimento.


Exemplos na decoração de interiores:





Na pintura, Alfonse Mucha foi um ilustrador e designer gráfico checo e um dos principais expoentes do movimento   Arte Nova.



Sem comentários:

Enviar um comentário