Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Perfumar a casa...

Não sei se acontece o mesmo convosco,  mas comigo, aquela hora de chegar a casa do trabalho, abrir a porta e sentir um aroma fresco e especial... é algo de mágico.  Houve uma altura em que fui um pouco viciada em velas, ambientadores, incensos, etc... tinha mesmo um enorme prazer em ir às compras e escolher determinado aroma de acordo com o que pretendia adicionar ao ambiente. Especialmente na zona da casa onde instalámos o meu atelier e para onde gosto de me retirar para pintar calmamente... aí não podia falhar um aroma escolhido a dedo.  Tratando-se de uma zona que tem mais cheiros do que o resto da casa por causa da essência de terebentina, dissolventes para lavar os pincéis, etc, tinha mesmo de arranjar forma de arranjar um aroma adequado ao clima que pretendo ter quando estou a pintar. De preferência um clima muito "zen", suave e natural. 


Por isso é interessante fazer a experiência com vários aromas que se vão testando aos poucos, porque cada divisão da casa tem a sua própria "mood", a sua própria energia emocional.  Por isso para umas divisões podemos querer aromas frescos, frutados, silvestres, como por exemplo para as cozinhas, casas de banho, mas depois para a sala ou quartos já podemos desejar perfumes mais quentes e sensuais, enfim... depende do gosto de cada um e também de cada ocasião.
Sendo que no mercado existe bastante oferta neste campo das velas perfumadas, ambientadores e incensos, às vezes a coisa torna-se cara. E depois vamos comprando e não era bem aquilo... S
Se fizermos os nossos próprios testes de forma mais económica, apenas com um pequeno investimento que durará muito e até podemos aplicar a nossa criatividade, temos ainda a vantagem de termos aromas únicos e inconfundíveis na nossa casa. Não é muito difícil, requer algum trabalho de preparação mas com o tempo pode até tornar-se um hobbie interessante e muito relaxante.

Algumas dicas para fazermos os nossos próprios sachets


Uma forma de ambientar a casa  é utilizar sachets aromatizantes (sachet vem do francês e significa "pequenos saquinhos" ou "bolsitas".  A vantagem é que o o sachet também pode constituir um elemento de decoração que se destaca dos restantes ambientadores comercializados, apesar de algumas marcas já terem começado a pensar no pormenor decorativo e já fabricarem ambientadores mais discretos. 

Há uma infinidade de sachets à venda nos centros comerciais e não são  caros.  Para quem tem jeito para manualidades há ainda a grande vantagem de poder costurar os seus próprios sachets, ao seu gosto e ao seu ritmo e ainda oferecê-los como uma prenda personalizada.


Dependendo do lugar a que se destina um sachet, disso depende também as fragâncias que se vão utilizar.  De recordar que o olfacto e o paladar estão ligados e um determinado aroma pode não combinar bem com todos os espaços, nomeadamente com a cozinha.
Vamos começar então pela criação de uma fragância para um sachet pot-pourri, que é a mistura de flores e outros produtos vegetais com perfumes e óleos.


1.-  Para começar, recolhem-se pétalas de flores de um jardim ou de um ramos que se tenha comprado.

2.- Deixa-se secar as pétalas em frascos pouco profundo e com uma camada de areia.  Esperar cerca de 2 semanas até que as pétalas estejam completamente secas.  Outra forma será colocar um flor completa com as pétalas para baixo na areia, sem folhas, e esperar que as pétalas sequem.

3.- De seguida é necessário um frasco e um óleo aromático (aqui a escolha é pessoal e há imensos, desde lavanda, gengibre, baunilha, citrinos, flores, etc, etc...) Também será necessário um óleo fixador como o óleo de sândalo, para que o aroma permaneça mais tempo.

4.- Misturam-se bem todos os ingredientes até atingir um aroma que agrade e coloca-se tudo num frasco que possa ser fechados hermeticamente.  O recipiente deve ficar fechado por 1 mês e ser agitado uma vez por dia.

5.- Finalmente, só falta obter as bolsitas ou sachets, sejam de compra ou feitos por nós, decorados ou bordados para quem tem jeito; desem ser de um tecido poroso que permita ao aroma sair para o exterior.  Introduzem-se as pétalas perfumadas no sachet, ata-se e fica pronto.

Pode parecer uma trabalheira mas uma vez começando não se quer outra coisa. A diferença de termos um aroma criado por nós e que fica sempre à mão para recarregar sempre que preciso, compensa tudo e o investimento inicial dura e dura e dura...

Sem comentários:

Enviar um comentário