Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Combinar paredes em Violeta

Um leitor do blog, que pretende pintar um quarto principal na cor violeta,  pediu uma ajudazinha  sobre como combinar esta cor.   Em artigos anteriores já referi algumas vezes esta cor e hoje vou tentar dar mais algumas ideias, pode ser que sirvam de inspiração.

Apesar de ser uma cor que é mais utilizada para destacar só uma parede ou em complementos decorativos, também é possível realizar ambientes muito harmoniosos tendo-a como cor base, em todas as paredes.  Se se escolheu esta cor como a base  ou fundo para o resto da decoração, há depois as diversas possibilidades para criar diferentes cenários, conforme a cor que se escolhe para a acompanhar.  Esta segunda cor vai determinar o "carácter" do espaço, digamos assim, e aí depende do pretendido por cada um para esse ambiente.

A cor violeta é geralmente acompanhada de uma tonalidade neutra para que resulte elegante e o ambiente onde se utiliza não resulte muito carregado. Geralmente combina-se com tonalidades brancas e mesmo o branco puro, para que o resultado seja mais luminoso. 

 Combinação 1 - Violeta e branco
(elegante e luminoso)


Com bege, cor de areia, creme... o contraste já é menos marcado, o ambiente fica mais delicado e ao mesmo tempo mais cálido.  De igual modo podem também juntar-se a esta combinação alguns detalhes em branco.

 Combinação 2 - Violeta e bege
(delicado e cálido)


Para uma combinação mais sóbria o violeta pode acompanhar-se com castanhos (chocolate, terra, etc) mas é provável que o ambiente se torne demasiado escuro se depois não se tiver algum cuidado especial com a iluminação. Se a divisão for já bem iluminada com luz natural, esta pode ser uma combinação a tentar.

Combinação 3 - Violeta e chocolate
(sóbrio e elegante)


Violeta com cinzento resulta numa combinação mais elegante e moderna.  Se o cinzento for num tom claro, pode até ficar  semelhante ao branco,  mas se a tonalidade já for mais escura pode diminuir  a iluminação drasticamente.

Combinação 4 - Violeta e cinzento
(elegante e moderno)


Utilizar distintas tonalidades de uma mesma cor é fazer uso de um esquema  monocromático. É sempre uma forma segura de combinar cores,  como neste caso abaixo,  em que são dois tons de violeta, um mais escuro, outro mais claro, já bem perto do rosa.
  
Combinação 5 - Monocromático - 2 tonalidades de violeta
(sóbrio e discreto)

O amarelo é a cor complementar do violeta.  Pode fazer com ele um alto contraste mas é preciso utilizá-lo com muita moderação.  Em qualquer ambiente, e em especial num quarto, deverá estar em pequenas proporções, podendo também optar-se por tonalidades similares como verde amarelado, pistachio,  mostarda...
No exemplo abaixo o violeta utilizado nas paredes está mais perto do azul e para não ficar muito pesado, foi combinado com o branco do lambrim que suaviza o espaço.  O contraste com o mostarda é conseguido em pequenas proporções com a utilização de uma colcha naquela cor.

Combinação 6 - Violeta e Mostarda
(elegante e atrevido)


Outras tonalidades para incluir nos detalhes podem ser aqueles das cores análogas ao violeta, ou seja, os azuis, (celeste, turquesa, etc) e também vermelhos (cor de vinho, rosa, bordeaux, fucshia, etc).

Na barra lateral à direita, na secção Procure por Temas, escolha o tema Cores e Combinações onde poderá encontrar já imensas combinações de cores onde se pode inspirar para criar qualquer ambiente.  Encontrará mais ideias e soluções de decoração para a cor violeta, com sugestões de como combinar depois o mobiliário, cortinas, tapetes e outros acessórios.  Boa inspiração !

2 comentários:

  1. Boa noite

    Gostaria de saber a tinta usada na combinação 1, que violeta lindo?

    ResponderEliminar
  2. gostaria de pintar a fachada da casa com o violeta 6 com acabamentos em branco fica lindo! é vibrante e chique.

    ResponderEliminar