Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Os tipos de tinta para cada sector da casa

A Primavera está aí e com ela vem a vontade de dar uma volta a tudo, renovar o ar das nossas casas, fazer limpezas mais profundas e quem sabe até pintar alguma divisão que está mesmo a precisar.

Todos os ambientes, conforme as suas características, têm um tipo de tinta mais adequada.  Essas tintas foram formuladas para se conseguir uma maior durabilidade, beleza e para se adaptarem às necessidades de utilização do respectivo ambiente.



Em casas de banho ou ambiente húmidos:

Devido à humidade que permanece constante no ambiente, existem tintas e produtos impermeáveis que devem ser utilizados no tratamento destas divisões. Desta forma procura-se não  prejudicar o revestimento que vai ficar por debaixo da pintura evitando que mais tarde ela se desprenda. Por outro lado a humidade favorece o crescimento de fungos ou bolores, mas já existem tintas específicas para este problema.  São as tintas anti-fungos, que diminuem a possibilidade de eles se desenvolverem mas em alternativa podem adicionar-se a uma tinta normal, os produtos próprios que tenham a mesma função.  Pode resultar um pouco mais dispendioso na altura de pintar mas valerá a pena o investimento.

Em cozinhas:

Da mesma maneira que em outras zonas encontramos humidade, nesta divisão, além da possível humidade,  ainda temos de considerar as gorduras resultantes da preparação dos alimentos.  O ideal para este espaço é uma tinta plástica, mas também os esmaltes sintéticos por serem muito mais laváveis e suportarem detergentes e certos produtos abrasivos.  As tintas de acabamento acetinado e brilhante permitem uma melhor aderência da sujidade e talvez por isto também sejam fáceis de limpar.  Na altura de pintar é muito importante retirar todos os restos de gordura, produtos de limpeza e humidade, para possibilitar à tinta uma boa aderência.

Em exteriores:

Todas as tintas para exteriores têm maior resistência às intempéries e aos agentes climáticos, por isso é bom que sejam estas as sempre utilizadas e nunca substituídas por tintas para interiores.  Há ainda outros materiais, como por exemplo os vernizes, que contêm filtros ultra-violeta para melhor conservação das madeiras expostas aos raios solares.

Em quartos de crianças ou de pessoas sensíveis:

As tintas sem odor são as mais indicadas para aquelas pessoas que não suportam odores intensos ou para as que sofrem de problemas respiratórios.  As tintas hipo-alergénicas são as mais aconselhadas para estes casos,ou então as tintas de fácil limpeza.  Não restam dúvidas que as paredes dos quartos das crianças são normalmente as que mais "sofrem" em casa...

Em garagens:

Como na maioria dos casos, a mais aconselhada é uma tinta lavável porque são lugares onde o fumo se vai certamente impregnar nas paredes e, além disso também se recomenda uma cor: o cinzento, ou alguma tonalidade similar que possa disfarçar as manchas que se produzem nas paredes.  Desta forma consegue-se fazer durar o bom aspecto num ambiente que é muitas vezes esquecido, apesar de também fazer parte da casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário