Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decoração Shabby Chic - Cores, Mobiliário e Acessórios

Este estilo de decoração é um dos mais bonitos e usados em ambientes onde se pretende tentam dar um toque decorativo e ter lar aconchegante, com um certo ar de romantismo.
Foi criado pela designer Rachel Ashwell e foi inspirado nas casas de campo inglesas,em que predominava a cor branca na maior parte dos elementos e móveis antigos. Era costume decorar com mobiliário comprado em feiras do género da feira da ladra, já usados e com desgaste.
Shabby significa desalinhado,  mas como a intenção deste estilo é que pareça novo, por isso se inclui a terminação Chic.


Cores Utilizadas


A cor predominante neste estilo de decoração é o branco, que pode ser encontrado em paredes, tecidos, móveis e acessórios em grandes proporções. Não há qualquer problema em  decorar um ambiente totalmente com esta cor, embora se aconselhe que os  detalhes sejam  noutras cores como rosa, verde, azul, cinza, trigo, salmão, areia, coral, ocre...
Também se pode optar por utilizar as cores indicadas acima nas paredes, deixando as tonalidades mais próximas do branco para os tecidos, mobiliário e acessórios.  Quando se opta por colocar o branco nas paredes, nos acessórios  são então amplamente utilizadas as cores quentes, criando um ambiente mais romântico e feminino.

Tecidos e Acessórios
Os tecidos são muito semelhantes aos do estilo romântico, com folhos, franzidos, padrões de flores, com almofadas e cortinas confeccionados com  mais do que  um tipo de tecido.
São os acessórios que vão trazer os apontamentos de cor. Adicionam-se velas, lustres de cristal, candeeiros com quebra-luz,  flores naturais, espelhos com molduras trabalhadas, camas com dossel e objectos antigos.
E os móveis?


O mobiliário deve ser de linhas  antigas,  e por vezes são especialmente concebidos para este estilo, com detalhes românticos, ou utilizam-se móveis antigos. Os efeitos do envelhecimento em madeira e tinta são simulados usando uma técnica como o craquelê, decapagem,  pátinas ou apenas simulando desgaste em certos locais. Uma das vantagens deste estilo é que, sem gastar muito dinheiro, podemos pegar em móveis existentes e fazer nós mesmos a sua reciclagem.  Um pouco de lixa, primário e uma pintura nova, talvez substituição de puxadores e alguns detalhes e ficam perfeitamente adaptados a um novo estilo.  Depois podemos utilizar o resto do orçamento para os acessórios e pormenores como substituição de cortinas e tapetes. 
A essência deste estilo consiste na combinação de móveis e objectos antigos reciclados de forma a parecerem modernos e elegantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário