Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Ideias...A importância dos quadros como elementos decorativos


 

Os quadros são desde sempre o complemento inseparável da decoração para se conseguir um ambiente único e acolhedor.
Não sendo, desta forma, elementos isolados da decoração, os quadros valorizam o conceito geral de Decoração.   As suas dimensões, motivos e cores devem estar em harmonia com o ambiente em que se encontram.  De acordo com a tonalidade das paredes e o mobiliário, deverão ter uma ou outra cor; por exemplo, em superfícies de tons suaves, os quadros deverão apresentar cores mais fortes para ressaltar o contraste ou então cores em tons médios para se harmonizarem.
Se se colocam grupos de quadros, deverá existir sempre um quadro central e é em relação a ele que se colocarão os restantes.  Os quadros de menor tamanho devem colocar-se em grupos com algum espaço entre eles; quanto maior o tamanho dos quadros, maior deverá ser o espaço entre eles.  A linha de colocação destes quadros pode ser vertical, horizontal ou em filas duplas.  Pode ainda ser num equilíbrio desordenado formando figuras geométricas.  Por exemplo, os quadros dispostos em forma de cruz dão a sensação de movimento.



Hoje em dia, usam-se muito os quadros sem moldura, ou seja, são as telas montadas sobre bastidores de madeira e com acabamentos laterais.  No entanto, se se optar por emoldurar, especialmente se o quadro for uma aguarela, deverá ter-se em conta que a moldura deverá estar de acordo com o mobiliário.

Também se usam os quadros como elementos decorativos sem ser pendurados na parede.  Utilizam-se simplesmente apoiados sobre os móveis, ou sobre uma lareira, e é uma alternativa moderna que permite conseguir algum dinamismo, pois podemos mudá-los de lugar sempre que nos apeteça.  

Sem comentários:

Enviar um comentário