Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Quer vender a sua casa ?


Se tem uma casa ou apartamento no mercado imobiliário há vários meses (ou até anos...) e procura, sem êxito, um comprador, é certo que sabe o desgaste emocional e financeiro que se sofre durante este processo.  O que será possível fazer para atrair novas ofertas ?  
Hoje proponho alguns conselhos que podem muitas vezes dar uma ajudinha a, finalmente, colocar a placa "VENDIDA".  


1- Neutro e impessoal, dois conceitos que vendem...

É claro que cada casa conta uma história e à medida que vamos vivendo nela vamos acumulando coisas e personalizando o nosso lar.   Quando mostramos a casa a um possível comprador, no entanto, o que queremos evitar é que hajam distracções que o possam impedir de imaginar a sua própria família a viver ali.   Não pense no comprador como uma visita que ficará encantado com as suas fotografias de família, com os desenhos que os miúdos fazem na escola ou uma qualquer colecção de jarros de porcelana.  
O objectivo é que cada divisão se apresente o mais ampla possível, despojada e cheia de possibilidades.  Para isso, retire da divisão todos os móveis e pequenos acessórios que não estejam em uso ou não tenham uma utilidade clara.  É melhor apresentar um espaço vazio do que, por exemplo, uma mesinha cheia de fotografias e bibelots.   Se tiver uma sofá com uma cor muito forte ou com um estampado muito chamativo, pondere a hipótese de lhe colocar uma manta ou uma cobertura de uma cor suave e lisa.

2- Reformas que aumentam o valor de uma vivenda

Decidir que reformas fazer com o objectivo de vender a casa mais rapidamente e obter uma margem maior, depende fundamentalmente do dinheiro que possa ter disponível para investir.  A minha recomendação é que faça bem a análise da relação custo-benefício e se informe sobre as reformas que trazem mais valor.  
Posso desde já adiantar que as reformas que estão a adicionar mais valor às vivendas são a substituição da porta de entrada, da porta ou portão da garagem, reformas moderadas na cozinha e muita atenção às madeiras de exterior, como por exemplo pátios e varandas.

3- A importância da cor e de uma pintura

Preste especial  atenção às cores que tem em cada divisão.   Ainda que  algumas pessoas possam ficar encantadas com um vermelho escuro numa sala, um verde numa cozinha ou na casa de banho... corre o risco  de que não sejam do agrado do comprador e o distraiam do potencial real que essas divisões têm.   A minha recomendação é que pode valer a pena investir em algumas latas de tinta e pintar todas as paredes com tonalidades o mais neutras e luminosas possível.  Uma boa opção será a cor creme,  baunilha ou outros tons suaves que fazem os espaços parecer maiores.  Evite no entanto, as paredes totalmente brancas já que podem resultar demasiado "frias" e pouco acolhedoras. Um exemplo para divisões pequenas e contíguas como uma cozinha e uma sala de refeições: pinte ambas da mesma cor para unificar o espaço e fazer que pareçam maiores.
Claro que a necessidade de pintar a casa não tem apenas a ver com as cores existentes antes da venda, que podem não agradar a um eventual comprador, mas também com o estado da pintura.   Pode até ter a casa já em tonalidades suaves que não vão distrair um possível interessado... mas a pintura pode estar em mau estado e aí, há que renová-la.

Vasos simples com flores alegres, colocados a caminho da porta de entrada, dão logo as Boas Vindas!

4 - Limpar, arrumar e organizar

É também a altura de fazer uma boa limpeza, arrumar, arranjar o que estiver estragado e organizar roupeiros e gavetas (sim...os potenciais compradores abrirão roupeiros e gavetas!)  Aos olhos de um comprador, uma casa limpa e cuidada é o reflexo dos seus donos e do estado geral do resto da casa.  Por outras palavras, se a casa estiver limpa, arranjada e organizada, ele vai retirar daí a conclusão de que os donos também tiveram o cuidado de fazer a manutenção do telhado e da caldeira de aquecimento.  Mesmo que tenha que gastar algum dinheiro para contratar serviços de limpeza especializados, é um gasto que vale muito a pena.  E hoje em dia já existem em todas as cidades, serviços de limpeza de confiança.

5- Não se esqueça de refrescar o ambiente
Antes de receber um possível comprador, deixe a casa arejar muito bem, utilize um spray que neutralize os odores no sofá e nas cortinas e pode acender um par de velas com um aroma limpo e suave.  Se tiver um triturador de lixo na cozinha, coloque vários limões partidos em bocados grandes,  para remover os odores e refrescar o ambiente.  Coloque também  ramos de flores frescas na sala, na cozinha e,  porque não, na casa de banho, para ajudar com um toque decorativo e um aroma rico e natural.
Se tiver animais domésticos, tente que nesse dia eles possam ficar com um vizinho ou algum familiar e elimine qualquer rasto deles dentro de casa.  Caixas de areia, correias, comedores, brinquedos, etc, tem de ser tudo arrumado.   Há ainda pessoas alérgicas e nunca se sabe se o possível comprador tem esse problema.  Há pessoas que adoram animais... mas não permitem que eles entrem dentro de casa e ao saberem que aquela casa é habitada por animais... podem não gostar da ideia.

6 - Como iluminar e criar  ambiente
A luz e a luminosidade de uma casa são factores com grande impacto para os potenciais compradores.  Quando for mostrar a casa, assegure-se que tem as cortinas abertas e que os vidros das janelas estão perfeitamente limpos, de forma que entre o máximo de luz natural.  Verifique também os watts das lâmpadas que tem em cada divisão e recorde a recomendação dos profissionais de ter 100W para cada 4,6 metros quadrados.   Para criar mais ambiente, combine a luz do tecto com outras fontes de luz indirectas, como candeeiros ao lado do sofá ou em cima de um móvel. 

7- Melhorar o exterior

Se a sua casa conta com um pequeno pátio ou jardim, é também altura de verificar como está a relva, o estado das plantas, flores ou arbustos.  Tudo deve estar com um aspecto cuidado e saudável.  Há também alguns conselhos úteis para esta área, como por exemplo em relação à porta de entrada que, se estiver velha e desgastada pode necessitar de uma pintura.  
Pode também comprar alguns vasos simples com flores de cores alegres e colocá-las no caminho ou numas escadas que levem até à porta de entrada.  Estas soluções requerem um investimento mínimo mas podem, logo à partida colocar o comprador de bom humor quando chegar para ver a casa.  
Os mesmos conselhos são válidos para móveis de jardim.  Se os que tem já estão gastos ou descolorados, pode investir num novo conjunto de mesa, cadeiras e chapéu (existem alguns a preços muito económicos) e assegure-se de que, se têm grelhas, que elas estejam bem limpas.  O objectivo é fazer com que o comprador comece a sonhar com as longas tardes de Verão que poderá desfrutar naquele jardim...

8- A cozinha e casa de banho

Já ouvi muitas vezes dizer que a cozinha e as casas de banho são as divisões que "vendem" uma casa.  Todavia, reformá-las por completo está muitas vezes acima das possibilidades.  Então deixo aqui algumas ideias para as "refrescar" e lhes dar um ar  mais "novo", gastando muito pouco:
  • Se os gabinetes da cozinha se apresentam muito desgastados, considere pintá-los usando para isso o tipo de tinta adequado.  As pinturas com uma base de óleo oferecem melhor cobertura para os armários mas emitem vapores que podem ser prejudiciais à saúde.  Por isso devem ser aplicadas com a ventilação adequada. Se tem dúvidas sobre qual possa ser a melhor tinta para renovar os seus armários de cozinha, retire por exemplo uma porta, leve a um profissional da área ou a uma loja de tintas e peça conselhos.
Outro melhoramento simples e económico que produz muito bons resultados é mudar os puxadores das portas dos armários e das gavetas.  O  melhor é escolher aqueles de linhas simples e estilizadas para que tornem a cozinha mais moderna.
  • Certifique-se de que as torneiras do lava-loiças, lavatório e chuveiro têm as "cabeças"  bem encaixadas (se forem dessas...) e sobretudo... que não pingam.
        

  • Aproveite também para as casas de banho o poder decorativo dos téxteis e renove as toalhas que estejam à vista e as cortinas da banheira, se as tiver. Os tapetes também podem precisar de renovação...
  •  Se tiver espaço, ponha uma pequena cesta com sabonetes e toalhas de mão individuais, para o caso de o comprador que visita a sua casa precisar de usar a casa de banho.

9- Não tente vender mais nada

Ainda que às vezes possa ser tentador, desejar vender juntamente com a casa, alguns dos móveis, o corta-relva, ferramentas de jardim, etc,  pode resultar num grande erro.   A minha recomendação é que, numa primeira abordagem, não "encha" o comprador de propostas e outras ofertas e se concentre apenas na casa ou apartamento que deseja vender. 
Uma vez fechado o negócio, haverá tempo de abordar esse tema e tentar negociar com o comprador a venda de outras coisas que tenha em casa e que não queira para si.

10- Pequenos arranjos com grande impacto
  • Se, ao decidir colocar a casa ou apartamento à venda, se desfez de alguns móveis ou os mudou de sítio, é provável que eles possam ter deixado algumas marcas sobre os tapetes.  Para as retirar, coloque-lhes em cima uns cubos de gelo e deixe que se derretam um pouco.  De seguida, e com o dentes de um pente, trabalhe as fibras do tapete até ficarem uniformes e todas da mesma altura.  
  • As marcas que às vezes ficam nas mesas depois de se poisar um copo húmido podem ser retiradas esfregando-as com um pouco de maionese.  Seguidamente limpam-se bem com um pano seco e suave que irá restaurar o brilho.
  • Se tem manchas de gordura ou óleo no cimento da garagem ou no lugar onde costuma parar o carro, deite-lhes água muito quente e de seguida polvilhe com bicarbonato de sódio ou, em alternativa, detergente de lavar a loiça. Deixe repousar alguns minutos e depois esfregue muito bem com uma escova de cerdas duras.
Seja qual for a razão pela qual deseja vender a sua casa, o ideal é que o consiga o mais breve possível.  Espero que estas minhas "dicas" possam de alguma forma ajudar e desejo que sejam felizes em qualquer lugar!

Sem comentários:

Enviar um comentário