Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Chegou o Inverno e apetece... uma lareira acesa

São muitas as casas no nosso país que contam com lareiras como meio de aquecimento, geralmente na sala.

Assim que o frio chega só nos apetece acender um belo fogo, desfrutar daquela  intimidade que uma lareira nos transmite, partilhar momentos a dois ou em família, com um bom vinho ou melhor... (pelo menos para mim) um delicioso chocolate quente. 
A maravilhosa sensação de olhar, sentir e ouvir o crepitar de um  fogo brando na madeira, aquela luz única, aquele calor aconchegante... não há realmente nenhum outro tipo de aquecimento para as nossas casas que nos possa trazer tanto deleite e proporcionar tantos bons momentos.



Mas, antes que se emocione e decida construir uma lareira, é talvez melhor ter uma ideia dos cuidados básicos que ela exige. Já vimos que o lado bom é mais do que apreciado, mas se não se presta a devida atenção a este equipamento da casa, ele pode revelar-se mais uma fonte de problemas do que de prazer.


1. O aconselhável é que, pelo menos uma vez por ano se faça uma boa limpeza à lareira e chaminé. Se é muito usada, convem até que esta limpeza seja feita com mais frequência. Se é apenas utilizada na estação do Inverno, uma limpeza anual é suficiente e deve ser feita antes de se começar a utilizar para a nova temporada.  Toda a chaminé deve ser limpa de alto a baixo, com especial atenção a uma zona que fica próxima de boca, o chamado "pescoço de cavalo", onde se costuma acumular imenso lixo e que pode originar um fogo que depois se propaga à fuligem pela chaminé acima.

É conveniente que este trabalho de limpeza e manutenção de chaminés seja feito por pessoas especializadas  que trazem todo o tipo de ferramentas necessárias para o efeito e asseguram um trabalho bem feito.   Além disso têm também protecções especiais para a boca da lareira e conseguem fazer todo o serviço sem sujar nada do ambiente em volta.  Não é um serviço caro, fica bem feito e evitam-se "invenções" de trepar ao telhado, sujar a sala toda... nada disso.  Todo o trabalho é realizado de dentro de casa, com equipamento adequado e sem sujar absolutamente nada.

2. Logo que se tenha acendido pela primeira vez a lareira, convem limpar a zona de cada vez que é usada, em especial se estiver acesa o dia todo.  Se só se acende à noite, pelo menos uma vez por semana, deve ser retirada a cinza, varrer com uma pequena vassoura e recolher os restos mínimos com um aspirador.  Com uma esponja ou pano húmido dá-se uma  limpeza nas zonas envolventes.

3. Os ladrilhos ou tijolos refractários não devem ser limpos com água nem com os produtos de limpeza habituais para o resto da casa, já que podemos afectar a propriedade que eles têm de erradiar o calor.  É preferível que mantenham aquele aspecto fumado e escuro mas que continuem a reflectir o calor em vez de estarem limpinhos e bonitinhos mas absorverem o calor e diminuirem o efeito desejado do fogo, que é aquecer o ambiente.



4. Antes de se retirar a cinza é conveniente humedecê-la ligeiramente com uns borrifos de água para que não se espalhe por toda a divisão.  É recomendável que a base que normalmente está debaixo da grelha seja um pouco maior do que esta pois torna-se mais fácil recolher a cinza.



5. Quando os atiçadores, tenaz e outros utensílios são de ferro, costumam ficar pegajosos.  Para melhores resultados é bom utilizar um pano humedecido com um pouco de petróleo e de seguida lavá-los com água com detergente para retirar todos os resíduos de petróleo que poderiam pegar fogo e provocar um acidente.



6. A lenha deve estar bem seca porque dessa forma pega melhor fogo e não fará tanto fumo.



7. É bom acender a lareira desde que as condições ambientais o permitam, pois se a casa estiver situada numa cidade com um grande grau de contaminação atmosférica, será melhor optar por outra forma de aquecimento.


8. Não é nada aconselhável queimar na lareira outras coisas que não a lenha seca.  Plásticos, papéis, cartão... são materiais de combustão rápida, libertam fagulhas que sobrem pela chaminé e a podem incendiar no trajecto até ao exterior.  Além disso libertam-se gases e produtos químicos pegajosos que vão criando uma camada altamente perigosa ao longo de toda a chaminé. Ao fim de pouco tempo, basta uma pequena fagulha ou um lume um pouco mais alto para se gerar um fogo que pode ser complicado.

9. Se por acaso acontecer o incêndio da chaminé, seja por falta de limpeza e manutenção ou porque fez uma fogueira demasiado grande, irá começar a ouvir um zunido, um som grave, do género de sopro de vento, mas mais contínuo e ao longo da extensão da chaminé.  Neste caso, NUNCA, NUNCA DEITE ÁGUA para apagar a fogueira ou o fogo na chaminé. 

10. A fogueira deve ser logo desmantelada, se possível retirando os bocados de lenha e brasas para um recipiente que não arda (de ferro) e a fogueira irá apagar-se de seguida.  Depois tapa-se a boca da lareira o máximo que se conseguir (com um cobertor ou manta velha) para evitar a entrada do ar que circula no canal da chaminé e que está a alimentar o fogo que arde algures lá dentro.  É o tipo de fogo que tem de se deixar arder tapando a entrada de ar, pois se se deitar água é o fim da chaminé.  Os danos causados por este tipo de reacção a um incêndio na chaminé são mesmo muito graves.  Implicam depois obras complicadas para refazer a lareira, chaminé e a maior parte das vezes também corrigir danos graves no telhado.
Como se pode ver, são muitos os cuidados a ter para se poder desfrutar de um belo serão à lareira,  mas tudo é possível com planeamento.  Até porque comprar lenha para acender a lareira ainda sai mais barato do que recorrer a aquecedores eléctricos para ter um ambiente mais quentinho.  A excepção será talvez o aquecimento a gás natural...


Sem comentários:

Enviar um comentário