Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

As Cores e os seus significados na Decoração

Quando decoramos as nossas casas guiamo-nos geralmente pelos nossos gostos pessoais ou por conselhos de revistas. Muitas vezes deixamo-nos levar pela imaginação e pelo desejo de criar algo e outras vezes vamos ainda mais além. Há uma teoria das cores, que já foi comprovada, e que afirma que cada cor tem um efeito particular sobre o ânimo ou estado de espírito das pessoas que habitam uma casa onde predomina uma determinada cor.

Assim, veja de seguida as propriedades atribuídas a cada cor, e que poderá ter em conta se está a decorar ou a renovar a sua casa.

Negro: é uma cor elegante por natureza, moderna, sofisticada e contemporânea. Combina perfeitamente com o branco,o cinzento e com cromados. Relaciona-se com o poder, a paz, o silêncio, o mistério e a morte.

Branco: É a cor da pureza e da virtude. Transmite sensações de paz, luminosidade e frescura. É uma cor excelente para pintar uma casa, já que acalma depois de um dia agitado.

Vermelho: é a cor mais “viva” de todas, representa energia, vitalidade, movimento, amor e sangue. Diz-se que esta cor intensa aumenta o ritmo metabólico, o ritmo respiratório e a tensão arterial.

Azul: ligada por natureza ao oceano e ao céu, esta cor produz calma e estabilidade, dissipa medos e preocupações e considera-se benéfica tanto para o corpo como para a mente. É uma cor relaxante e é uma boa ideia utilizá-la em casa, por exemplo em quartos, seja em quadros ou nas paredes, sendo que neste último caso o mais indicado seja optar pelos tons pastel ou claros, já que convida ao sono.

Verde: associamos de imediato esta cor à Natureza. Tem também propriedades relaxantes, promove o equilíbrio espiritual, a frescura e segurança mentais. Simboliza o crescimento, a fecundidade e a esperança.
Amarelo: esta cor é para ser usada com algum cuidado, representa energia no estado puro, é a mais luminosa das cores.( Ainda mais do que o branco…) Está ligada ao Sol, à alegria e ao calor. É uma cor boa para utilizar numa despensa ou numa divisão que não tenha janelas ou iluminação natural, já que ela tem luminosidade natural.

As Cores nos Quadros


Seja qual for a cor das paredes de um determinado ambiente, devemos tê-la em conta na altura de pendurar uma pintura. Por exemplo, uma pintura de um campo de girassóis colocado numa parede vermelha vai trazer calor ao ambiente, enquanto que uma pintura de uma floresta exuberante e brilhante num ambiente verde claro, trará vitalidade à decoração. As paredes brancas permitem uma escolha mais simples, no entanto deverá ter-se em conta o facto de haver outros elementos na divisão que também têm cores. Os cortinados, almofadas, tapetes… por isso bastará escolher pinturas que contenham cores ou tons existentes nestes objectos para fazer toda a diferença.
O mais importante é ir experimentando com as cores sem ter medo de se enganar…

Sem comentários:

Enviar um comentário