Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decoração Ecológica


Será que é possível combinar modernidade e respeito pelo meio ambiente no que diz respeito à decoração das nossas casas ?  
Claro que sim, começa cada vez mais a ser possível e hoje vou demonstrar algumas formas de o conseguir.  Não é apenas possível mas também perfeitamente realizável e somente com algumas pequenas mudanças ou pequenos ajustes que podemos ir fazendo em casa.
Estes ajustes nem sequer requerem grande esforço porque o mundo da decoração de interiores está cada vez mais concentrado na importância de respeitar o meio ambiente e, a cada dia, surgem cada vez mais objectos realizados com materiais reciclados ou fabricados respeitando o ambiente.
Vou enumerar algumas das medidas que cada um de nós pode levar a cabo para alcançar uma "atitude verde" e mais ecológica nas suas casas.


Optar por materiais ecológicos. Por exemplo, para o pavimentos pode optar-se por um parquet de bambu que, além de ser ecológico é também um material muito confortável, quente no Inverno e refrescante no Verão.

Podem também escolher-se tapetes ecológicos, realizados com tecidos ou papel reciclados.  Mais exemplos:  Deseja pintar as paredes ?  Então esqueça os antigos baldes de tinta e recorra às pinturas naturais.  Há uma infinidade de pinturas ecológicas no mercado.



 
Madeiras que respeitam o meio ambiente.  Se vai utilizar madeiras, é bom que elas respeitem o meio ambiente.  É certo que a madeira é um material ecológico muito destacado já que é biodegradável e não contaminante, mas tem um incoveniente:  para a obter é preciso matar árvores!
A solução pode ser a escolha de marcas que estejam comprometidas com o meio ambiente, já que depois de procederem à recolha das madeiras nas suas explorações, procedem posteriormente à reflorestação das zonas exploradas. 

Outros pequenos gestos  muito simples...  mudar a iluminação da casa para luzes LED.  Estas consumem pouca energia e respeitam a Natureza.  Além disso, no dia a dia, estará a poupar dinheiro na conta da electricidade. 
A loiça de casa também pode ajudar o planeta.  Que tal passar ao bambu ou à madeira ?  Pode parecer estranho, mas para quem está habituado e lhe custa prescindir da porcelana ou do cristal, pode mesmo assim contribuir, escolhendo loiça ecológica para o dia a dia.  Existe já loiça fabricada com estes materiais reciclados e existem muitos tipos de loiças ecológicas no mercado.  Será fácil encontrar uma alternativa.  Basta a vontade...
E depois imaginar que a pouco e pouco, cada vez mais pessoas se seguirão nestas mudanças... o sonho de um mundo mais ecológicamente equilibrado pode transformar-se em realidade.  E não faremos mais do que a nossa obrigação, já que em poucos séculos estamos a um passo de destruir um equilíbrio que levou milhões de anos a ser alcançado!  Pensem nisso, sim ?

Sem comentários:

Enviar um comentário