Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Significado das Flores - Tulipa


TULIPA

Originária da Pérsia e Turquia, a tulipa chegou à Europa no século XVI, onde obteve o seu nome  "Tulipa", que deriva da palavra turca "gaze" (com a qual se envolviam os turbantes) e cuja semelhança com esta flor é evidente.  Os turbantes parecem-se com esta flor quando ela está em plena floração.  Até ao século XVII, a popularidade da tulipa, sobretudo na Holanda, tornou-se cada vez maior, de tal forma que o preço de um só bolbo se elevou a valores exorbitantes,  fazendo até colapsar os mercados.  Estava lançada a "mania das tulipas".

Ainda que as diferentes cores tenham significados distintos (por exemplo, tulipas amarelas significam pensamentos alegres, as brancas representam o perdão e a roxas simbolizam a realeza) parece que há uma lenda turca que se tornou responsável pelo significado das tulipas vermelhas.  Essa lenda conta que um príncipe chamado Farhad se apaixonou por uma donzela chamada Shirin.  Quando o príncipe se apercebeu que Shirin tinha morrido, foi dominado por uma tristeza profunda e lançou-se a galope no seu cavalo, acabando por suicidar-se num penhasco.  Diz-se então que, de cada gota do seu sangue brotou uma tulipa vermelha e é por isso que as tulipas vermelhas, de um vermelho profundo e perfeito, simbolizam "Amor Verdadeiro".


A flor do 11º Aniversário de casamento,  é a tulipa vermelha, com um centro negro aveludado que representa o coração de um amante, obscurecido pelo calor da paixão.  
Com o poder de competir com as rosas na sua variedade de cores vemelhas,  o doce encanto de expressar a alegria simples com as amarelas, não é de estranhar que, para além de todos os simbolismos adicionais, na linguagem das flores, a oferta de um ramo de tulipas representa sempre elegância e alegria.

1 comentário:

  1. Eu cá amo tulipas!

    Há um duplo sorteio genial da L´Oreal e da Cruciani no Blog, dá uma espreitadela e participa se quiseres =)

    ***
    www.theprincesslittlebox.blogspot.com
    DUPLO SORTEIO L´OREAL + CRUCIANI

    ResponderEliminar