Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Os segredos de uma horta em vasos


 Aprenda a cultivar uma horta caseira em vasos e desfrute dos seus vegetais favoritos!

Para desfrutar do prazer de semear e colher as suas próprias verduras, não necessita de ter uma casa com um grande quintal ou jardim.  Qualquer cantinho ao ar livre, incluindo uma pequena varanda ou terraço, podem oferecer-lhe a oportunidade de ter à sua mesa o inconfundível sabor das verduras cultivadas em casa. 

Então o que é que necessita ?

Uns quanos vasos de tamanho adequado, boa terra e um lugar que receba pelo menos seis horas de sol por dia.  E só lhe parecerá que custa mais um bocadinho a começar, porque terá de investir nos vasos (não precisa de ser todos de uma vez...) e talvez nuns sacos de boa terra.  (Já comprei sacos de 50L a pouco mais de 3,00€ e rendem para muitos vasos).

Los secretos de la jardinería interior

Também é importante recordar que a jardinagem é boa para o corpo e a mente; por isso, mesmo que não conte com um grande espaço ou a sua mobilidade seja reduzia, o cultivo em vasos é o ideal.  Nem sequer terá que dobrar-se e agachar-se muito  para cuidar das suas plantas.

Verduras que crescem melhor em vasos

A maioria das verduras que cultivamos nas hortas caseiras podem também criar-se em vasos.  Todavia, há mesmo algumas variedades que são ideais para este tipo de cultivo em espaço reduzido.  Entre elas incluem-se os tomates, os pimentos, as beringelas, o cebolinho, feijão, alface, espinafre, acelga, beterraba, cenoura, algumas variedades de abóbora,  pepino, rabanete, e, claro, as ervas mais  populares,  como salsa, manjericão e coentros.

Como escolher o tipo de vaso 
 
Na altura de escolher os vasos apropriados para plantar as suas verduras ou ervas, tenha em conta as seguintes considerações:
  • Eviteos vasos em cores escuras porque absorvem mais calor e acabam aquecendo demasiado, danificando as raízes. Por outro lado, nos vasos de argila ou barro, evapora-se mais a água e há que regar com mais frequência.
  • Para que as plantas tenham uma dreanagem adequada, o fundo do vaso deve ter pelo menos quatro buracos.  Cuidado com aqueles vasos que são apenas decorativos e que a maior parte das vezes não têm buracos no fundo, ou têm poucos.   Para evitar que os buracos de drenagem fiquem tapados ou entupidos, pode colocar sobre eles umas pedrinhas ou até bocados de loiça partida, ou de outros vasos que já se estragaram.
  • Na altura de determinar qual o tamanho do vaso a escolher, recorde que as raízes da planta precisam de espaço suficiente para crescerem.   
  • Abaixo tem um pequeno guida que servirá para ajudar a escolher o tamanho adequado para vasos onde cultivar cinco verduras muito comuns:
                                  Verduras

Tamanho do Vaso
              Tomates
61 cm  de profundidade
              Pimentos
41 cm  de profundidade
              Alface
20 cm de largura e de profundidade
              Cenouras 25 cm de largura de profundidade
               Espinafres 15 cm de profundidade

Sem comentários:

Enviar um comentário