Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decorar com UMA só cor

Decorar com uma só cor
Tem uma cor favorita ? Se gostaria de decorar a sua casa apenas com uma cor mas tem receio de que possa ficar aborrecido, não tem porque se preocupar.  É certo que decorar apenas com uma cor é arriscado, mas seguindo algumas regras simples, poderá decorar a sua casa com estilo e de uma maneira atractiva, usando apenas uma cor.




Escolha uma cor que goste

Talvez até já tenha em mente a cor que gostaria de usar na sua decoração, mas já pensou em como se irá  sentir depois, ao vê-la dia após dia, como a cor única da sua decoração ?  Algumas vezes, a decoração monocromática (ou de uma só cor) pode fazer com que as pessoas se cansem facilmente.  Antes de decorar com uma só cor, experimente fazer um teste durante alguns dias.  Retire da casa, ou da divisão que pretende redecorar, todos os objectos e acessórios decorativos de cores, deixando apenas aqueles cuja cor pensa usar.  Decida depois, ao final de alguns dias, se poderia ou não viver apenas com essa cor de uma maneira mais permanente.
Um tom neutro de base
A decoração com uma só cor não significa que essa será a “única” cor da divisão ou da casa.  Pois para a completar é sempre necessária uma cor neutra.  O branco é sempre uma boa ideia para começar, já que é luminoso e combina com qualquer cor.  Para um ambiente mais elegante, pode considerar o negro e o cinza.  Se deseja uma tonalidade neutra mais “quente”, o bege, creme ou castanho são boas opções.   É bom escolher apenas uma tonalidade neutra como base, para depois ser possível manter a consistência na decoração.



O estilo de decoração
Nem todos os estilos de decoração ficarão bem numa casa ou divisão monocromática, já que alguns destes estilos são famosos por terem exactamente uma mistura de cores.
As melhores opções para quem planeia decorar com uma só cor são os estilos modernos, minimalista ou retro.  As casas decoradas apenas com uma cor, tendem a ser mais modernas e simples, usando formas geométricas para dar mais profundidade.  Se a sua casa estiver decorada com um estilo mais tradicional, terá mais trabalho ao redecorar, e há que ter isto em conta na altura de optar por uma só cor.
Incluir diferentes tonalidades
Para dar mais contraste e estilo à casa ou divisão, podem usar-se diferentes tonalidades da cor (única) que se escolheu para a decoração.  Esta é uma forma de evitar  que o espaço fique demasiado simples e aborrecido.  Para as paredes escolhem-se tonalidades mais claras e depois tonalidades mais escuras para os complementos e acessórios decorativos.  Também é boa ideia escolher mobiliário que inclua em algum ponto a cor escolhida e, melhor ainda, seleccionar tapetes ou tapeçarias que tenham essa cor.   Dentro da mesma cor, quanto mais tonalidades juntar mais profundidade terá a sua decoração.




Usar padrões
Outra maneira de dar profundidade a uma decoração monocromática é através de padrões.  Estes podem facilmente ser incluídos nos textéis, como cortinas, almofadas, colchas, almofadões e outros.  Considere também a possibilidade de criar uma parede de destaque, com uma decoração de papel de parede com um padrão divertido.
Adicionar diversidade com acessórios
Os acessórios são uma óptima maneira de adicionar diversidade.  Escolha decorações que chamem a atenção, quer seja pelas suas formas não tradicionais ou pelo seu estilo.  As peças retro,  vintage ou ultra-modernas são uma boa opção, e seguramente que as vai encontrar na cor desejada.  Também não esquecer de decorar as paredes.  Escolher peças decorativas que se possam pendurar, sendo mais seguro optar por peças de arte chamativas, que podem ser quadros, fotografias, etc, que mesmo que não tenham a cor desejada, podem tê-la em molduras bem destacadas.




Uma cor para cada divisão
Ao decorar com uma só cor não necessita de escolher esta cor para toda a casa.  Considere escolher uma cor para cada divisão, sempre usando a mesma cor neutra de base.  Imagine por exemplo que tem toda a casa com as paredes em creme. Depois, para manter a consistência, escolha o mesmo estilo de decoração para todas as divisões, mudando apenas a cor escolhida, cor essa que vai usar em tudo o resto que existir na divisão: móveis, tapetes, cortinas, almofadas, quadros, tendo sempre em conta que não é adequado exagerar.  Pode usar cores mais relaxantes como o azul e o verde nos quartos, outras mais vivas para as divisões comuns da casa.   As tonalidades mais apagadas são a melhor opção para as partes da casa onde deseje ter um ambiente mais elegante, como por exemplo na sala de refeições ou sala. 





Sem comentários:

Enviar um comentário