Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Estilo Náutico



O estilo náutico é também conhecido como decoração marinha ou “navy”.  As suas cores frescas e a variedade de complementos que se usa, tornam-no perfeito para decorar uma casa de férias, perto da costa, hotéis ou outras residências dedicadas ao turismo.  Ainda assim, quem gostar poderá aplicá-lo em sua casa, qualquer que seja o local onde ela se encontre.
O estilo náutico também é especial para quartos infantis e juvenis.  Geralmente, quando se decora uma divisão destas, costuma escolher-se uma temática especial, e o que haverá de melhor do que barcos, histórias de marinheiros e piratas para as crianças ?
No entanto, saindo do mundo infantil, este estilo dá para decorar todos os ambientes, com os complementos indicados.

Cores do estilo náutico/marinho

 


Algo muito importante a destacar são as cores que se utilizam.  O azul e o branco são sempre necessários e podem ser acompanhados de vermelho, amarelo, verde ou bege.  É bom utilizar uma ampla paleta de tonalidades azuis, cores muito relaxantes e especiais para um clima quente como o de uma casa de praia.
Para as paredes, sempre cores como o branco, o azul celeste ou outros tons de azul, em alguns casos só para destacar uma parede.  As cores intensas e mais escuras são preferencialmente para tapetes e outros tecidos e para os acessórios decorativos. 

Os tecidos e os móveis

 

Uma característica que se destaca na decoração marinha ou náutica são as faixas ou riscas.  Estas aparecem muito na decoração, seja no revestimento do sofá, nas almofadas ou em algum tapete onde possam estar incluídas.  As riscas costumam ser largas, de tonalidades azuis ou vermelhas, combinadas com branco.
Para as cortinas, sugere-se tecidos leves, em branco, que permitem a passagem da luz favorecendo a iluminação interior durante todo o dia.   Podem ter alguma linha, bordadura ou detalhe em azul para integrar o conjunto.
Neste estilo assentam muito bem os móveis rústicos, de madeiras claras ou escuras, fazendo um jogo perfeito com os tecidos que mencionei anteriormente.  Ou então com móveis pintados de branco. 

Complementos decorativos

 


E para culminar, faltam os detalhes, os complementos e acessórios que completam a ideia decorativa e que vão reflectir mais ou menos o estilo, conforme o desejado.  Podem utilizar-se barcos em miniatura, estrelas do mar e conchas,  nós de corda, lemes, peixes, remos, bóias salva-vidas, âncoras e claro, não havendo estes objectos disponíveis, eles podem estar representados em telas e quadros, gravuras de réplicas, miniaturas.   Depois será só necessário pendurar nas paredes para fazer uma bonita composição, ficando a ser a galeria ou exposição da divisão.   
Não é necessário exgerar com os complementos, mas sim tentar incluir as cores, utilizar móveis, utilizar prateleiras rústicas e moderadamente incluir alguns elementos que sugiram uma decoração marinha.  O melhor é optar sempre pelos elementos adequados e na medida certa.

Sem comentários:

Enviar um comentário