Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decorar um quarto de Pré-Adolescente



Parece que foi ontem que a minha filhota, de apenas 9 anos, adorava tudo o que dizia respeito às princesas da Disney, desde os edredons, os peluches, posters, tudo era de princesas.  E de repente,  um dia ela decide que era a altura de mandar as princesas  dar uma volta e substituir por uma decoração mais musical, com posters de música, quadros pintados por ela, instrumentos musicais, livros.    Tinha acabado de completar 12 anos.  





Assim que colaboramos (dizemos “colaborar”, claro) no design e decoração de um quarto para adolescentes ou pré-adolescentes, é essencial que recordemos que os jovens desejam que os seus quartos reflictam a sua própria personalidade.  
De seguida indico alguma regras que me ajudaram na tarefa de decorar, ou alterar a decoração de um quarto para uma adolescente.

Neste caso específico, evitei os quartos temáticos.   Mas não tem de ser sempre assim, claro.  No entanto, a menos que seja desejo da jovem ter uma decoração estilo Kawaii, Hello Kitty ou Crepúsculo… o melhor é manter afastada a ideia de um quarto temático.  É que o tempo passa, elas mudam de ideias e de um dia para o outro já não era bem aquilo!  É melhor retirar tudo o que tenha um cunho infantil, se for esse o desejo da jovem.






Usar Cores Sólidas:  Não há que ter medo de utilizar cores sólidas em vez de estampados, pois as jovens estão em pleno processo de crescimento e os seus interesses variam num abrir e fechar de olhos.  Se integrar algum estampado por exemplo no papel de parede, será mais difícil integrá-lo mais tarde em futuras alterações ou decorações.

Criar um espaço de relaxamento: Nesta altura em que a menina se está a transformar numa adolescente quase independente, o número de amigos do seu grupo irá aumentar drasticamente, por isso seria genial criar um espaço dentro do seu quarto, onde possam reunir-se com uma certa privacidade, para relaxar, conversar, ver televisão, sem ser preciso  sair para conviver por aí, sabe-se lá por onde e com quem… Não é preciso muito, basta escolher um local no quarto onde colocar um pequeno sofá ou uns puffs coloridos e uma pequena mesa.






Utilizar formas geométricas: linhas de cores, pintas, bolas e outras figuras geométricas básicas, são perfeitas para os quartos de uma pré-adolescente ou adolescente, pois dão aquele ar elegante, trendy e moderno que elas tanto gostam e desejam.  Pode jogar-se com as cores de uma paleta específica, criando assim mais carácter e seriedade no espaço.  A paleta pode ser de cores em contraste, por exemplo vermelho/branco, preto/rosa choque, azul/laranja… é analisar as cores que ela gosta e procurar na roda das cores quais são as suas cores de contraste.  Também pode ser uma paleta de cores em harmonia, com cores suaves ou pastel, em que os tons das figuras geométricas sejam da mesma tonalidade que a do fundo, mas mais vivos. Por exemplo, azul marinho/azul céu,  rosa choque/rosa bébé.    Mas nestas idades a exuberância costuma ser uma forma de afirmação, por isso é bem natural que elas prefiram cores mais vivas e optem por uma paleta de contrastes mais marcados e com várias cores, que transmitem sensações com uma personalidade mais vincada.

6 comentários:

  1. eu adorei quero muito decorar meu quarto depois de pintar quero escrever algumas palavras na parede

    ResponderEliminar
  2. eu não gostei sou menina e tenho pouca coisa

    ResponderEliminar
  3. eu ñ posso fazer tudo isso porque tenho poucos moveis e eu só quero com duas tinta.para pinta lilas e rosa

    ResponderEliminar
  4. adorei, ainda por cima, são muito giros estes quartos apresentados. têm uma certa cor...

    ResponderEliminar