Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decorar com Mandalas

A função de uma MANDALA na decoração pode ser direcionada para o autoconhecimento e desenvolvimento espiritual, prosperidade pessoal, para atrair relacionamentos harmoniosos, para harmonização entre elementos humanos como casais, pais e filhos, sócios...

Ter como decoração em casa, uma mandala é ideal para transformar as energias negativas em positivas.
A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual.

A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior.

Sendo um assunto muito mais complexo, neste artigo vou apenas fazer uma breve introdução e mais tarde irei acrescentando informação, até porque ainda estou a investigar a sua história e significados.  O objectivo final... é que qualquer um de nós possa fazer a sua própria mandala para decorar qualquer espaço da casa e assim harmonizar-se a si próprio e ao seu ambiente.

O que é então uma Mandala ?
As mandalas, e a própria construção de uma mandala, só por si constitui uma meditação activa, um instrumento de contemplação, concentração e relaxamento
As mandalas representam o mapa do cosmos, uma pequena amostra totalizadora da projecção geométrica do mundo.

Exemplo de Mandala 
(geralmente pintadas em tela, cartão, papel...para depois se pendurar como um quadro)

É essa porção do universo que ocupa o nosso ser, a nossa essência.  Do ponto de vista psicológico, a mandala tem uma função ludico-terapeutica.  Não propriamente um objectivo explícito e a liberdade na sua criação vai revelando imagens que fazem parte da organização interior da pessoa, consciente ou inconscientemente.
A sua criação não exige quaisquer habilidades intelectuais específicas, é uma resposta instantânea, são exemplos e símbolos, cujo propósito consiste em entender intuitivamente as possibilidades infinitas do subconsciente humano.

Exemplo de Mandala pintada na parede

Basicamente, trata-se de encontrar a sabedoria através de formas geométricas combinadas instintivamente e com a magia e a vida das cores, que representam nada menos do que o nosso interior. Um mapa que revela a maneira subtil do nosso próprio centro, o ponto do qual partimos para desenvolver o nosso próprio universo.
O estilo e o significado de cada mandala é explicado de acordo com a época, o tempo e a sociedade que as criou, mas no geral todas as mandalas "falam" de uma de uma ordem circular com um centro definitivo.

Existe um ponto central, a irradiação em volta desse ponto, o círculo em torno do centro e depois o limite exterior. Estes são os blocos de construção de uma mandala comum. 

Do ponto de vista espiritual, as mandalas são centros de equilíbrio energético e purificação que colaboram com o meio ambiente mudando  a mente de quem as constroi e de quem as contempla.
Podemos dizer que é uma ferramenta poderosa para podermos criar, conter, compreender e preservar o nosso próprio espaço sagrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário