Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decorar um quarto pequeno e sem janelas

Hoje em dia as empresas imobiliárias investem na construção de vivendas cada vez mais pequenas e mini-apartamentos e, desta forma, os quartos acabam por ser também muito pequenos, chegando até alguns a não ter mais do que 9m2.  Ou então, devido a necessidades familiares talvez tenha surgido a necessidade de montar um quarto numa divisão que não tinha sido pensada para esse efeito, e além de pequeno, deparamo-nos com uma divisão sem janelas.

Vou tentar deixar aqui algumas sugestões para tentar ultrapassar este problema, com possibilidades de decoração que podem ser a solução para um quarto pequeno com ou sem janelas, para se obter um espaço mais acolhedor.


1- Qual a cor mais adequada para as paredes de um quarto pequeno ? 

A minha sugestão é que se pinte todo o quarto (tecto e paredes...) de branco, marfim ou creme.  (marfim = branco "cortado" com um pequeno toque de creme).  Desta forma o quarto irá parecer maior e ficará também muito mais luminoso, compensando a falta de luz natural.
Para quem não gosta do branco em todas a superfícies, deverá ser o tecto em branco e depois as paredes então de marfim, creme ou outra qualquer tonalidade mas muito suave, mesmo o mais suave possível.  Terá de ser uma cor muito pastel.  
Das duas formas será possível jogar depois com as cores, dar asas à nossa criatividade e imaginação,  nos elementos que virão decorar o espaço.  As cores fortes poderão depois surgir nas almofadas, nas colchas, quadros, etc.  Para dar a sensação de uma maior amplitude e fazer o espaço parecer maior do que é na realidade, o melhor é evitar contrastes fortes de cores, mas se ainda assim se quer ter a cor favorita nas paredes, que seja então apenas e só na parede de fundo onde se irá encostar a cabeceira da cama, para se criar uma ilusão de profundidade.  Se essa cor favorita for uma cor escura, deve-se ter em conta que o espaço é pequeno, que não tem janelas e que depois vai ser necessário ter cuidados especiais para se conseguir uma boa iluminação.

3 - Truques para tornar um quarto pequeno, MAIOR...

-  Um dos truques mais básicos é a utilização de um espelho grande numa das paredes, que vá desde o chão até ao tecto, que fará com que a divisão pareça ter o dobro do tamanho.  Deverá ser colocado na posição correcta e nas devidas proporções para não ficar feio.

-  Outro truque, consiste na escolha de mobiliário baixinho, quase junto ao chão, que fará com que o quarto pareça maior, com o tecto mais alto.  Como a falta de espaço para arrumação pode ser um problema, pode escolher-se uma cama pequena com espaço por baixo que permita ter um gavetão ou caixas de arrumação.  



-  A utilização de pinturas murais ou de uma tela grande no lugar certo de determinada parede são perfeitos para quartos pequenos e sem janela.  Já que não existe janela, a imagem do mural ou do quadro darão o efeito de profundidade ao mesmo tempo que simulam a existência de algo que poderia ser visto através de uma janela, que não existe.  (Por exemplo uma paisagem...)

-  Se o quarto não tem janelas, pode optar-se por colocar cortinas no lugar da porta para criar um efeito de janela quando o quarto estiver fechado.  De igual forma, se o quarto é pequeno e não tem porta, em vez de uma porta podem colocar-se cortinas.

Nestes casos deve mesmo recordar-se aquela máxima do "menos é mais" e prescindir de tudo o que não for absolutamente necessário.  Uma decoração de Estilo Minimalista será a mais adequada, com pouco mobiliário mas que seja muito funcional.  Optar por móveis estreitos mas com profundidade e altura, estantes que se podem colocar nas paredes sobre a cama,  umas caixas bonitas que se possam empilhar...



4 - A iluminação 

Em quartos muito pequenos e sobretudo sem janelas, o ideal era ser possível instalar uma janela, mesmo que  pequenina.  Ao não entrar luz natural, tem de se colocar candeeiros, lâmpadas e luzes indirectas e outros acessórios do género que nos permitam ter mais iluminação. 


3 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE POIS NOS AJUDA A TER MAIS CRIATIVIDADE !!!!!!!!!EU GOSTEI D+

    ResponderEliminar
  2. EU E MINAHS AMIGAS CURTIMOS D+ A DECORAÇAO É MUITO BONITA

    ResponderEliminar
  3. Oi. Eu quero redecorar o meu quarto, pois está muito infantil. Como posso fazer para o rececorar?
    Eu adoro quadros e o meu quarto está arrumado de forma aque pareça pequeno. Por favor me ajude a redecorá-lo!

    ResponderEliminar