Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Cores fortes... para indecisos

Muitas vezes deparamo-nos com pessoas que gostam muito de cores fortes... mas não se atrevem.  Acham-nas demasiado ousadas para as suas casas, não se imaginam a viver com tais cores no dia a dia, temem errar e depois arrepender-se e ter de pintar tudo de novo.

 Cereja e azul persa, sobre branco

No entanto, até é uma sorte porque uma das últimas tendências é pintar por partes.  Ou seja, pintar só uma parede numa cor forte e o resto numa cor mais suave ou até combinar em duas divisões, duas cores que estejam em contraste mas tendo sempre uma base numa cor muito mais suave.

Desta forma, já podemos ter uma cor forte em casa, sem ter que pintar absolutamente tudo da mesma cor, já que para certas pessoas poderia parecer demasiado carregado ou excessivo.


O que devemos fazer, quando nos decidimos por esta opção, é jogar depois com os complementos.  Se pintarmos uma parede de cor azul intenso, por exemplo, então jogar com um tapete também em tonalidades azuis, ou nas almofadas do sofá, ou nos tecidos das cadeiras.  Desta maneira, consegue-se um efeito suave e um enquadramento perfeito da cor que elegemos.  Caso contrário, seria de perguntar "qual a lógica daquela parede azul ali?"

Também fica muito bem pintar numa cor mais forte a parede onde vai encostar a cabeceira de uma cama.  Neste caso, joga-se depois com a mesma tonalidade nas almofadas, e em algum tecido por exemplo em xadrez, em que uma das cores seja suave e a outra a cor da parede.  Não convem que seja na colcha, já que resultaria demasiado uniforme.

Nas cozinhas, este jogo de cores pode ser transportado com muito êxito para dentro dos armários com vitrinas ou sem portas, em que se pinta os fundos em belas cores vivas.  
Para alegrar casas de banho já muito antigas há tintas especiais para azulejos.  Aí, pode-se "brincar" com as cores, pintando vários azulejos numa cor mais viva e depois continuar o jogo de cores com os complementos.

Anime-se com as cores... e uma vez começando, vai ver que os olhos pedem mais... pois as cores alegram a nossa vida!


1 comentário: