Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Laranja para a Sala de Refeições

Laranja ?  E que tal utilizarmos a cor mais activa e cítrica que existe ?  O laranja e a sua ampla gama de tonalidades é uma boa alternativa para este tipo de espaços.  Em artigos anteriores já falei sobre esta cor na decoração de cozinhas, salas de estar e quartos.  Agora é a vez da sala de refeições...
Segundo a psicologia da cor, esta tonalidade abre o apetite e incentiva ao diálogo animado e informal.  Por isso é interessante para esta divisão onde há um ambiente de reunião familiar.

Gama de Cores

A cor de uma casa diz muito sobre a personalidade dos seus habitantes.  O laranja é, sem dúvida, uma opção arriscada, porém há variantes para todos os gostos e decisões.



As cores mais intensas criam espaços de grande impacto e com um toque retro.  Podem no entanto resultar um pouco atrofiantes, especialmente se as pessoas permanecem no ambiente durante várias horas por dia.  Todavia, não se pode negar que permite criar espaços muito atractivos, então porque não experimentar ?
Por outro lado, as tonalidades menos intensas, como o terracota o a cor de abóbora, criam espaços calmos e elegantes.  Pode ser uma boa ocasião para combinar com a cor de chocolate, areia ou branco cru. 

Cadeiras, um elemento imprescindível...

Estes móveis podem "vestir-se" de laranja dando assim um toque distinto ao ambiente, sem ter de recorrer a usar o laranja nas paredes.  Se gosta desta cor mas tem receio dos resultados, a solução é aplicá-la em pequenas proporções.  Para as cadeiras, existe a possibilidade de serem pintadas ou estofadas, ou ainda utilizar cobertas ou almofadas nessa cor.  No exemplo abaixo, não existindo qualquer laranja no resto do ambiente, são apenas as cadeiras que são pintadas e fazem um contraste perfeito com o preto e o verde azeitona.


Combinações

O verde pistachio ou azeitona,  verdes vivos e amarelados podem perfeitamente acompanhar as tonalidades laranja.  E esta combinação dá logo alma a qualquer espaço.  Com a cor de chocolate o laranja também fica estupendo, fazendo  a sala de refeições parecer muito mais elegante.  As madeiras escuras são uma boa escolha para combinar com laranja.


Por outro lado, o branco destaca as qualidades desta tonalidade cítrica, fazendo-nos sentir toda a sua vitalidade e criando um espaço mais luminoso.
Quando a sala de refeições está separada da cozinha e da sala de estar, é um ambiente ao podemos aplicar qualquer combinação de cores, de acordo com o que mais desejarmos.  Claro que mesmo assim, há que ter em conta  uma certa unidade de cores e estilos para o conjunto dos diferentes ambientes da casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário