Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Arte Infantil - Significados Psicológicos - Primeiros Riscos


A Arte Infantil e o seu significado psicológico

Os primeiros riscos

Os primeiros riscos ou gatafunhos das crianças nem sempre começam por ser efectuados sobre papel.  Eu sei bem do que falo porque foram épocas em que tive riscos nos sofás, nas paredes, nas almofadas, cortinas, enfim...tudo servia para riscar.


Este primeiros riscos constituem a primeira expressão gráfica daquilo que mais à frente serão traços que irão progressivamente tomar forma e conteúdo.  São os percursores de algo mais importante que virá depois: o desenho e a escrita.

Estes primeiros "desenhos" começam a aparecer a partir da idade de 1 ano e meio.  

Evidentemente que não têm ainda a intenção e a capacidade para representar formas, figuras ou objectos.  Podem no entanto, do ponto de vista psicológico, permitir explorar alguns detalhes precoces acerca da afectividade e temperamento da criança.

Os primeiros contactos da criança com o lápis e o papel vão ser sobretudo exploratórios e muito condicionados pelas suas óbvias limitações no que diz respeito à capacidade e maturidade visual e motora.
 
Tal como ocorre com outros aspectos da aprendizagem, cada criança é um mundo e seguirá o seu próprio processo e evolução.  Há crianças mais precoces e outras mais lentas na aquisição de certas habilidades.  Mas isto não tem de ser um sintoma inequívoco, pelo menos nesta idade, de atraso ou menos capacidade futura.  Não obstante, será sempre positivo potenciar, motivar e acompanhar a criança  em qualquer processo de aprendizagem e estar atentos a qualquer problema que possa surgir.

Sem comentários:

Enviar um comentário