Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Reformar a casa sem obras

Aproveitar os móveis sem os substituir e adicionar complementos, quadros ou acessórios originais, podem transformar uma divisão ou uma casa na sua totalidade.

Ora bem... temos o quarto que continua com o mesmo mobiliário, a cozinha é um pouco aborrecida apesar de já ter mudado a cor das paredes várias vezes, o quarto das crianças necessita de alterações radicais porque elas já cresceram e com isto tudo, passa o tempo e não sabemos o que fazer ou modificar. Além disso, não contamos com um grande orçamento e nem podemos contratar profissionais.

Algumas ideias...

Reformar a sala com elegância e calma



É fundamental equilibrar o ambiente com harmonia e organizar com estilo.  Cuidar dos pequenos detalhes para dar um ar mais actual à casa, renovando com mais frequência os complementos decorativos sem necessidade de comprar móveis novos:
  • Bonitos contentores com caixinhas para os comandos da TV, DVD, etc
  • Vestir as janelas utilizando cortinas com dois estampados diferentes dentro da mesma gama.
  • Escolher imagens de um mesmo tema, imprimi-las sobre seda, tecido ou tela, fixar num bastidor e colocar sobre um móvel baixo.
  • Tapetes simples, leves e alegres e cobertas para almofadas com tons vivos ou às riscas.
Complementos de cor para criar um ambiente relaxante ou detalhes em vermelho para dar a sensação de intimidade.  Um papel pintado como um apontamento decorativo pontual numa das paredes da sala, com flores ou desenhos geométricos, de forma discreta.  Os motivos decorativos de tamanho grande são mais recomendados para grandes superfícies.
Reformar o quarto com uma atmosfera relaxante

A cor branca em colchas, mantas, quadros ou cobertas de almofadas é sinónimo de relax e se for misturado com uma tonalidade castanho tabaco, recriam um ambiente tranquilo.  Para conseguir dar um toque de frescura quando chega o bom tempo, podem adicionar-se as tonalidades  azuis nos tapetes ou um vinil de parede em tonalidade verde, que simula a vegetação e acompanhar essa decoração com quadros com tema de flores, recriando um jardim.  Outros detalhes decorativos podem ser:
  • Caixas de madeira forrada com papel decorado para as cartas e envelopes
  • Uma composição natural de madeira, feita com pinhas e folhas secas, emolduradas com molduras envelhecidas e que pode colocar nas mesas de cabeceira.
  • Restaurar as suas gavetas de madeira com papel de parede auto-adesivo.
Tendo em conta que os quartos virados para Norte recebem menos luz, é aconselhável combinar a cor das paredes com cores claras.  Os quartos virados a Sul dispõem de mais luz do sol e toleram cores mais fortes e frias.  Se pelo contrário pretende dar uma certa vivacidade ao ambiente, o melhor é optar por cores quentes.  As tonalidades mais escuras alongam visualmente as paredes, criando a sensação de profundidade enquanto os tons mais claros fazem as paredes parecer mais perto, dependendo da cor utilizada.

Reformar o quarto das crianças com alegria e diversão
 
  • Pintura ou quadro magnético ao mesmo tempo, onde poderá colocar notas, recados e os seus desenhos favoritos sem ter de furar as paredes.
  • Adesivos decorativos de diferentes motivos na parte interior da porta do quarto.
  • Reunir num só quadro os melhores momentos das crianças fazendo um colagem personalizada de fotografias, que ficará fenomenal sobre a secretária ou escrivaninha.
  • Um composição de várias telas para cobrir toda uma parede.  Escolha telas infantis ou apropriadas à idade e ao gosto das crianças.
  • Colocar um ou mais cestos grandes de vime com almofadas de tecidos alegres e vibrantes e terão um óptimo sítio para arrumar os brinquedos.
  •  

Reformar o quarto infantil com cor e imaginação


  • Molduras de fotos em diferentes cores e formas, com flores, bolinhas,  ou desenhos infantis, que podem ser pintados pelas próprias crianças e colocados sobre uma pequena mesa auxiliar.
  • Cortinas com tecidos reversíveis, com letras e números para ir mudando de ambiente e ao mesmo tempo as crianças ainda se divertem.
  • Tampas artesanais forradas com lã grossa para as caixas dos lápis de cor e os materiais escolares. 
  • Reciclar uma velha cadeira mudando o tecido do assento, por um tecido mais alegre
  • Personalizar as cobertas das almofadas recortando e cosendo silhuetas divertidas em feltro sobre o tecido existente
  • Procure na Internet, em sites pessoais, blogs ou de leilões.  Encontrará quadros, telas, brinquedos e outros produtos artesanais,  bonecas de pano, enfim...há de tudo um pouco, é um mundo a descobrir e que vale a pena.  Além de serem magníficos complementos decorativos, são originais, muitas vezes peças únicas, não são muito caros porque vêm directamente do artesão ou artista.   Para além de serem peças com todo o potencial decorativo, algumas ainda dão para brincar e serão uma recordação para toda a vida.
Reformar a casa sem obras, para além de uma enorme satisfação pessoal e uma grande economia, pode significar também diversão, tranquilidade e conforto para toda a família.

Uma pitada de humor com uma dose de imaginação pode encher a casa com ideias originais, sem gastar muito dinheiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário