Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

A cor das paredes pode ver-se diferente da cor do catálogo


Já recebi algumas vezes, por parte dos leitores, a pergunta “porque será que a cor com pintei as minhas paredes me parece diferente da cor que escolhi ?
Quando decoramos as nossas casas, a cor que escolhemos para pintar as paredes pode depois parecer diferente daquela que estava no catálogo.  Isto tem uma explicação e há formas de o evitar…

Muitas vezes, pode ser a falta de experiência em decoração que nos faz cometer alguns erros.  E um deles é não ter em conta a variabilidade de uma cor na pintura em relação à tonalidade que está no catálogo e como ficará depois de aplicada na parede.
Esta “mudança” na tonalidade acontece devido a diversos factores que se podem prever e dessa forma assegurar a escolha da cor ideal para cada um dos espaços.
A iluminação
A principal causa de mudança na percepção da cor aplicada sobre uma parede é a iluminação, quer ela seja natural ou artificial.   Durante o dia, e com luz natural,  as diferentes variações de iluminação de um espaço interior vão fazendo com que as tonalidades mudem de claro para mais escuro, de tons mais intensos a opacos.  Os reflexos que são provocados sobre certos objectos internos ou externos também podem ter influência.  Como exemplo, basta imaginar que tem uma divisão com uma janela que deixa entrar muita luz natural, mas que em frente dessa janela há um prédio ou um muro cor de laranja…. é o suficiente para a luz que entra na sua divisão se tornar mais “quente”.
Outro factor a notar é que uma mesma cor utilizada em interiores e exteriores pode resultar totalmente diferente, visto que luz natural faz reflectir  os pigmentos da tinta de uma forma diferente da luz artificial.


Quanto à luz artificial,  é outra modificadora das tonalidades que vemos.  O tipo de candeeiros ou focos que utilizamos na divisão direccionam a iluminação de formas diferentes.  E nas próprias lâmpadas escolhidas pode estar a resolução do problema.  A coloração das lâmpadas é muito importante, sendo que umas emitem uma luz mais quente, portanto mais amarelada, e outras uma luz mais fria, e portanto mais branca. 

Temos como exemplo as lâmpadas incandescentes, que emitem uma luz mais amarela e que podem transformar um verde num tom verde amarelado.  No entanto, mudando apenas para lâmpadas fluorescentes que emitem uma luz fria, esta mesma cor seria vista como um verde levemente mais azulado.  Esta escolha de lâmpadas é simples, já que  nas próprias embalagens das mesmas vem quase sempre a indicação do tipo de luz emitida.
Contrastes de cores

Existem cores que são muito bonitas apenas sozinhas,  cores que poderiam ficar igualmente especiais com uma combinação de tonalidades neutras ou branco, mas que adquirem outro carácter e poderão não ficar tão agradáveis quando acompanhadas com outras tonalidades intensas ou mal combinadas.

Cores de pinturas anteriores



Ainda que hoje em dia já existam tintas que afirmam ser de excelente cobertura, que é preciso apenas uma demão e já está, etc, etc… quando se utilizam certas tonalidades intensas em todo o tipo de superfícies, inclusive paredes, é aconselhado aplicar pelo menos uma demão de branco puro.   Desta forma cobre-se a pintura anterior que fica mais “cortada”, e a parede será como uma tela em branco, a aguardar os novos pigmentos de cor.  A saturação da cor será maior, ver-se-á mais brilhante, não sendo influenciada por demãos anteriores de outras cores mais escuras ou do próprio cimento.


Pequenas amostras para grandes superfícies

Algumas tonalidades podem aparentar ser diferentes no momento da escolha da cor, preparação da tinta ou teste numa pequena porção de parede.  Mas quando toda uma parede está devidamente coberta com as demãos necessárias, os nossos olhos mudam de opinião e podemos admirar outras particularidades da cor.
Por tudo isto, e seguramente algumas outras circunstâncias mais invulgares que possam surgir em cada caso particular,  a utilização de catálogos de cores deve ser considerada.  Todavia, é muito importante considerar e assumir que vão surgir  diferenças em comparação com a realidade.
Há que considerar ainda que a extensão da área onde a tinta vai ser aplicada vai fazer variar também a percepção da cor.   As cores parecem diferentes em áreas grandes e por isso é de todo o interesse fazer provas de cor numa pequena porção da parede.


1 comentário:

  1. Oi . Boas dicas ! (: Amei esse post! <3 , sou super fã desse blog estou sempre lendo as postagens .. Enfim esse post veio em boa hora porque meu pai ta pintando a casa e essas dicas vai ajudar .

    Beijos , Garotas Teenagers .

    ResponderEliminar