Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Estilos de Pintura - Action Painting


>>> Daniel , guache sobre cartolina


Esta é a obra de Daniel, um pintor que dentro de um mês irá completar 3 anos de idade.  É uma pintura autêntica pintada por ele sozinho. l

O que será que ele tenta expressar com esta pintura ?



Nenhuma ideia, nenhum pensamento, não houve qualquer planeamento nem sequer influências.  O Daniel nem sequer tem ideia do que é Action Painting nem nunca viu obras deste tipo.  Conhece apenas o Pocoyó, Mickey, Winnie the pooh, o Ruca...  mas nem sequer é provável que estivesse a pensar neles quando criou esta pintura.

Então o que é esta obra ?
Pois então, é uma abordagem, uma forma de contacto com a pintura, uma experiência.  Ele já sabia que com o pincel se vai colorindo o papel e o que mais o atraía era ver a pastosidade das tintas. É um jogo com pincéis e cores.

E isto é arte ?

Eu creio que sim porque é uma criação.  No entanto há que entender que é um tipo de arte infantil, inocente, sem objectivos artísticos nem interesses pessoais. Não representa pensamentos, é uma obra vazia de muitas coisas, todavia cheia de outras, como a espontaneidade, a casualidade, a curiosidade e a sensação. E estas são qualidades que não seria possível plasmar com o pensamento a interromper o processo.  É uma arte pura e agradável para quem a realiza.

Então o Daniel é um artista ?

Poderíamos dizer que não porque ele não tem consciência de quem ele mesmo é,  nem do que está a fazer.   Mas também poderíamos dizer que sim se pensarmos que toda a pessoa possui necessidades e capacidades inatas de se expressar, e por isso, todas as pessoas têm um artista dentro de si.
Talvez o Daniel não seja um artista porque não tem objectivos artísticos e o facto de ter estado a pintar num determinado dia é uma casualidade.  No entanto, a sua obra é artística porque abarca o que o Daniel é, ou seja, um menino, que gosta de brincar, que é divertido, alegre e curioso.  E ao poder plasmar num papel estas qualidades humanas converte a sua obra em arte, a arte das crianças.

Pintura de Kandinsky >>>

Então e o que se passa com  Kandinsky, Jackson Pollock e outros artistas que pintam assim ?

Neste caso, passa-se o mesmo que com outros estilos.  Há artistas melhores, piores, uns que inovam, outros que copiam, que se repetem e que até inclusivamente matam o estilo em si.

Os artistas originais do estilo  Action Painting pretendiam conseguir o mesmo que uma criança de 3 anos consegue fazer em 5 minutos.  Buscar o seu eu, o seu ser interior desconhecido e criar com ele uma pintura.  E isso para a arte representou uma libertação e uma recuperação de conceitos como a espontaneidade, as emoções, o acto de pintar em si mesmo, a inocência e o desinteresse. Mas depois também surgiram o descontrole, a agressividade,  a obsessão, entre outras coisas.  Quando o estilo Action Painting choca com a produtividade, o negócio, a idade adulta, a sociedade...então morre.

Este estilo de arte é na essência o prazer de pintar, com uma técnica que afinal todos podemos utilizar e para desenvolver uma expressão que deve nascer de dentro de cada pessoa.  Por isso esta arte é até  muitas vezes aconselhada como terapia de vida, para deixar-nos levar pela criança que há dentro de nós, pegar em papel e tintas e pintar sem pensamento.  Pintar por pintar...

Sem comentários:

Enviar um comentário