Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Estilo de Decoração Kitsch

O estilo de decoração kitsch é uma das estéticas mais originais e chamativas que surgiram nestes últimos tempos.
 


Actualmente, a moda kitsch encontra-se no seu maior esplendor. No estilo kitsch, as formas e as cores adquirem grande importância.
Utilizam-se elementos anti-estéticos e berrantes, misturam-se diferentes texturas e materiais assim como padrões ou objectos estampados,  modernos e antigos.
Ainda dentro deste estilo usam-se objectos completamente fora do contexto, como por exemplo, elementos da cozinha na sala de estar.


O kitsch relaciona-se com os valores da cultura urbana, rejeitando o oficial ou o tradicional.  Os seus objectos são  estridentes e coloridos e destacam-se pela sua originalidade.  As formas são muito diferenciadas e os acessórios disparatados.
Cadeiras ou sofás de formas raras, candeeiros estranhos, adornos chamativos...
O estilo kitsch baseia-se no exagero de objectos, nos contrastes e na desadequação.




A qualquer momento podemos adicionar a este estilo o gosto por elementos retro e utilizar cartoons ou personagens de bandas desenhadas, elementos de séries de televisão dos anos 70, estofos com imitação de pele de leopardo, entre outros.
Os acessórios  ornamentais kitsch podem ser encontrados nas lojas dos chineses e podem ser elefantes de cor lilás,  flores fluorescentes, imagens e estatuetas de virgens e santos...

 As cores predominantes são o vermelho, o rosa, o lilás e o violeta.  Os materiais utilizados são muitos e vão desde o plástico, às peles sintéticas, passando pelo papel, pelo vidro e cristal. Em especial, escolhem-se materiais que pareçam imitar outros mais caros, como por exemplo colocar cerâmica para simular o mármore e o zinco que pretende ser bronze. 


 Alguns objectos kitsch 
 


Os tamanhos dos objectos representados não é tido em conta na decoração e, com efeito existe até a tendência para os distorcer em função da decoração, misturando o mais possível.
Esta é uma apresentação muito sucinta acerca deste estilo kitsch, que podemos referir com a estética do mau gosto e da anti-decoração, por excelência.

Pessoalmente, o kitsch não me atrai minimamente, considero-o demasiado confuso e sem harmonia, e não o que gostaria de encontrar todos os dias, ao regressar a casa para alguma calma e harmonia...
 Enfim... captou a minha atenção pela extravagância dos seus objectos mas jamais decoraria assim a minha casa.  Todavia,  para muitas pessoas este estilo de decoração kitsch resulta muito atractivo e consideram-no uma forma de estética muito válida.  Afinal de contas, como diz o velho ditado:  gostos não se discutem...

Sem comentários:

Enviar um comentário