Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Plantas, para combater as altas temperaturas

Agora que chegou o bom tempo... há alturas em que ficamos reféns do calor.  O Verão e as suas temperaturas altas, às vezes pode ser axfixiante... e por isso procuramos zonas mais frescas onde possamos passar o tempo.  As plantas, nesta altura, além de nos permitirem ter ambientes mais coloridos e decorativos, também podem ajudar mais do que aquilo que imaginamos.

É tempo de preparar os nossos espaços exteriores para fazer frente às altas temperaturas que sofremos nas nossas casas.  Para além de tratarmos das varandas e pátios para passar o Verão na companhia dos nossos seres mais queridos, queremos ter lugares acolhedores e relaxantes, mas sobretudos mais frescos.

 Buganvília

Para este efeito é boa ideia recorrer a certas plantas para as varandas e pátios.  Criar ambientes mais frescos com a ajuda de algumas plantas de exterior permitirá obter zona refrescantes onde se possa mitigar o calor. 
As plantas trepadeiras são as ideais, elas enrolam-se, agarram-se, ou apoiam-se em qualquer estrutura que esteja presente no seu espaço exterior, como paredes, vedações, pilares, grades ou treliças.
Pode orientar a trepadeira à medida que vai crescendo, prendendo alguns ramos com atilhos ou simplesmente enrolando a planta no suporte, para obter o efeito desejado.
Algumas das plantas trepadeiras que pode encontrar, como a Glicínia,  são ideiais porque dão muito boa sombra, e são perfeitas para locais em que o Sol incide  durante a maior parte das horas.

 Glicínia (Wisteria...conhece Wisteria Lane ?)

Por outro lado, há também a Buganvília, que nos brinda com flores perenes e que aguentam perfeitamente as altas temperaturas.  Algumas plantas coníferas ajudarão a resguardar paredes e muros graças à sua sombra. 
Há ainda outras plantas que pelo seu porte nos podem dar sombra, se bem que o ideal seja recorrer a plantas que trepam.  Para além da frescura que podem trazer ao ambiente, as suas flores dão um colorido fantástico e muitas delas têm também aroma...que paira no ar nas noites de Verão.

Assim, com este tipo de plantas é possível: 

Cobrir ou disfarçar um muro
Um muro coberto de hera, por exemplo, é mais bonito e a cor verde, como fundo, vai dar maior destaque às suas plantas e flores. Fixe fios de arame se for necessário para suporte (a hera não precisa).
Criar uma barreira visual para se proteger dos olhares dos vizinhos.
Com a ajuda de treliças de madeira, ou fios de arame esticados e presos a suportes nas pontas, conseguirá uma barreira visual que todos vão gostar.
Decorar uma parede
Crie pontos de apoio na parede, com fios na vertical, ou faça uma quadrícula para suporte das plantas à medida que crescem.
Integrar visualmente um pequeno edifício, por exemplo uma garagem, ou um abrigo de jardim.
Embelezar uma entrada
Por cima de um portão ou porta, para dar as boas-vindas a quem chega.
Introduzir elementos verticais numa decoração ou plantação
Um elemento vertical, como flores de cheiro a treparem por uma estrutura de canas, torna mais interessante um canteiro, ou outro espaço exterior que tenha só elementos horizontais.

Outras Plantas trepadeiras:

Jasmineiro Estrela, Jasmim (Trachelospermum jasminiodes)
Jasmineiro Amarelo, Jasmim (Jasminum mesnyi)
Flor-da-paixão (Passiflora caerulea)
Capuchinha, chaga (Tropaeolum)
Roseira (Rosa)

Ervilheira-de-cheiro (Lathyrus odoratis)
Clematite (Clematis)
Videira (Vitis vinifera)

Madressilva do Japão, Madressilva dos jardins (Lonicera japonica)
Hera (Hedera helix)

Sem comentários:

Enviar um comentário