Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Crise ? Qual Crise ?


Este é um post um bocado fora do tema geral do blog e não tem nada a ver com decoração.  Mas de vez em quando dou por mim a precisar de deixar sair alguns desabafos, (mesmo que ninguém os leia...) e por isso, ali à direita nos Temas do Blog, eles deverão ir aparecendo.

Falando de crise, deparo-me com imensas pessoas que realmente  dizem senti-la mais do que ninguém.  É que está tudo muito caro, é só queixas atrás de queixas, é que não conseguem poupar, o dinheiro não chega, estão cheias de dívidas, não se pode viver em Portugal, que mais valia  emigrar... e por aí fora.  Ao fim de algum tempo até sentimos pena de não podermos  fazer alguma coisa para ajudar mas mesmo assim lá tentamos e, cheios de compaixão lá ajudamos conforme podemos. Afinal não conseguimos sentir-nos de bem connosco quando há tantas pessoas assim infelizes, suspirando por cantos onde tudo parece negro.
Mais tarde,  ao fim de algum tempo de convivência, damo-nos conta de que talvez um grande números destas pessoas se ande a esquecer de usar as suas "celulazinhas cinzentas", como diria Hercule Poirot.  Senão, vejamos:

Vão ao cabeleireiro todas as semanas,  enquanto que nós só vamos de 3 em 3 meses e é quando é...
Estão sempre nas novas modas das unhas de gel, das depilações a luz pulsada, dos tratamentos de pele, da infinidade de cremes e loções, das extensões de cabelo, dos tratamentos anti-celulite, etc e mais etc,  enquanto que nós nos ficamos pelas corridas a pé e pelos tratamentos caseiros.
Renovam sempre o guarda roupa a cada estação, com roupas de marca para si e para os filhos, enquanto nós andamos a reciclar a nossa roupa há vários anos e as roupas dos miúdos vão passando de uns para os outros, entre irmãos, sobrinhos, primos...
Têm sempre imensos acessórios novos, (bijuterias, jóias, relógios, colares, broches, brincos, cintos, malas etc) e nós temos a mesma mala há séculos, o mesmo relógio  há décadas e do cinto nem se fala...é sempre o mesmo, apertadinho.
Vão almoçar ou jantar fora todos os fins de semana e tomam todos os dias o pequeno-almoço nas pastelarias, enquanto que nós, com o valor desse dinheiro alimentamos a família toda durante um mês....em casa.
Vão de férias para o estrangeiro,  enquanto que nós fazemos férias cá dentro.
Conseguem subsídios para  os livros escolares e as refeições dos filhos na escola enquanto que nós temos de pagar tudo, mesmo que em nossa casa entre menos dinheiro.
Estão sempre com as últimas tecnologias no que diz respeito a LCDs, plasmas, telemóveis, computadores, consolas e por aí fora,  enquanto que nós temos os mesmos aparelhómetros há anos e não os trocamos porque é moda, mas sim porque deram o berro.
 Têm uma gama infindável de perfumes caríssimos (para o dia, para a noite, para o Inverno, para o Verão...) enquanto que nós temos aquela bisnaga de creme perfumado que foi oferecido pela cunhada no Natal, e do qual só usamos umas gotitas de vez em quando para que dure até ao próximo Natal.

Acho que poderia continuar a alongar-me nestes exemplos que são bem reais,  vejo-os todos os dias...e a lista continuaria a crescer.  Mas isto dá-me que pensar... e quem sou eu para fazer juízos de valor sobre quem quer que seja, mas não me venham com tretas que estas pessoas estão a sentir a crise!

Qual crise ! Estas pessoas ainda não acordaram ! 

Os mais poupadinhos, os que não se queixam, que evitam desperdiçar,  que não vão de modas e só gastam o indispensável,  ainda são vistos quase como aberrações, porque não estão nada "in", porque não povoam os cafés, bares e pastelarias e têm férias foleiras no Algave ou no Alentejo.  Se calhar também  têm culpa da crise, porque se muita gente for assim as empresas não vendem tanto, ficam com as coisas em armazém e depois não conseguem pagar os salários e fecham...
Cheguei a um ponto em que já não sinto pena, nem compaixão, já estou no "cada um por si".  É demasiada ignorância ou negligência ou sei lá o quê... A estas pessoas devia ser dada a possibilidade de fazerem uma viagem no tempo, viverem apenas 30 dias em 1943, (que nem foi assim há tanto tempo), e terem de partilhar uma sardinha com 3 pessoas! 

Só me custa é que as  pessoas que estão verdadeiramente em dificuldades, que não têm qualquer extravagância e que nem sabem o que isso é, que não têm por onde cortar mais, que passam fome, que vêem o futuro dos filhos em risco, não falam, não se queixam, talvez por medo da humilhação, por vergonha,  e essas sim, precisam de ajuda.  E ninguém sabe VER !

Sem comentários:

Enviar um comentário