Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decoração para um Sofá Vermelho

Comprou um sofá vermelho e agora não sabe como o combinar com a decoração. De que cor as paredes ?

A muitas pessoas agrada a cor vermelha e, em algum momento decidiram comprar um sofá, um cadeirão ou um conjunto completo nesta cor.  Não há dúvidas de que o sofá vermelho vai destacar-se bastante na decoração, vai ter a sua presença, a sua história...
Só por si já é um objecto belo, mas... com que cores nas paredes ?  Então vamos ver algumas ideias:


O vermelho é uma cor para ser combinada principalmente com tonalidades neutras ou naturais. Assim, temos então as tonalidades cinzas, brancas, areia, creme ou bege e nestas cores temos a certeza de que vai ficar perfeito!  Consegue-se destacar o sofá ou o jogo de sofás sem tornarmos o ambiente muito atrofiante com cores.  É justamente com as tonalidades areia, bege ou creme que se fazem as combinações mais comuns e uma decoração ao estilo clássico.



No entanto, as tonalidades castanhas, café, cinzas médios/escuros e preto tornam o ambiente muito elegante, especialmente com um vermelho que não seja demasiado intenso.  Vale a pena arriscar.



O branco puro, o pérola ou cinza são tonalidades que destacam especialmente a cor do sofá, mantendo um equilíbrio entre quente/frio e um contraste óptimo, tornando também o ambiente mais luminoso.



Mas, se se pretende um esquema de contraste em vez de um esquema de combinação, pode-se optar por um verde.  Não um verde intenso, mas antes uma tonalidade suave, um verde seco, um género de verde azeitona mais pastel que ajudará a criar um ambiente muito agradável e caseiro. Se depois se incluir uma tonalidade neutra noutros acessórios, (cortinas, tapetes..)  o conjunto ficará perfeitamente equilibrado.



Cores análogas como o laranja ou amarelo criam um clima demasiado quente e vivo, mas há quem goste desta particularidade. Se adicionarmos a este ambiente, o branco, cinzento ou preto, bem como madeiras escuras nos restantes complementos decorativos, resultará num ambiente verdadeiramente acolhedor.




Existe inclusivamente a possibilidade de utilizar também o vermelho na própria parede por detrás do sofá e desta maneira, ele como que se funde com ela, conseguindo-se atrair a atenção para todo o conjunto ou recanto em particular.  Mais uma vez, e para suavizar, os complementos podem depois quebrar estas cores fortes e quentes, se se optar por cremes, beges, areia, por exemplo nas cortinas, tapetes, candeeiros e almofadas.

3 comentários:

  1. Really good post. Thumbs up!
    Feel free to visit my site : canapé pas cher

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas. Minha cozinha é americana, fiz os armários em branco e zul (jeans) será que o sofá vermelho na sala fica legal?

    ResponderEliminar