Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Feng Shui na Decoração

O  Feng Shui é uma técnica milenar procedente da China. Centra-se, entre outras coisas, na disposição dos objectos e na nossa orientação na terra para atrair o "Chi", ou seja a energia positiva que proporciona grandes benefícios às  pessoas. Seguem-se diversas estratégias para a aplicação do Feng Shui nas nossas casas, como por exemplo, a orientação das divisões de acordo com os pontos cardeais e a actividade que se realiza nessas zonas. Desta forma pretende-se promover o bem estar e a prosperidade dos  habitantes desse lugar

Bagua ou Pa Kua, é um gráfico utilizado em grande parte das crenças chinesas que tambem se encontra presente no Feng Shui. Na respresentação acima à direita pode ver-se as diferentes cores e zonas que o compõem. 
No que diz respeito às cores utilizadas nas paredes para cada divisão da casa, usam-se as recomendadas de acordo com uma grelha de 9 áreas, desenhada com base nos pontos cardeais e nos projectos normais de construção.  No gráfico abaixo, a grelha de 9 áreas é uma outra representação do Bagua e nela se podem ver com mais clareza as cores, a energia que atraiem, o estado de ânimo que inspiram e os elementos da Natureza que compõem esta crença milenar.


Desta forma, não só podemos ver a influência das energias nas nossas vidas (para os que acreditam) mas também os estados emocionais que as cores são capazes de gerar, segundo a conhecida psicologia (ou teoria) da cor.
Com estes gráficos podemos tirar ideias para as cores das paredes para as nossas casas conforme cada divisão, a actividade que se realiza nessa área (comer, dormir, tempos livres, etc) e também os estados emocionais que queremos obter através dessas mesmas cores.  Evitamos por exemplo pintar um quarto com uma cor demasiado "excitante", que influencia o nosso estado emocional e que depois nos impede de dormir...

Sem comentários:

Enviar um comentário