Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Distribuição de Quadros na Parede

Saiba escolher os quadros (temas e dimensões) e a sua posição/disposição em relação ao ambiente.

Os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente, acusticamente e psicologicamente. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, conferem estilo e marcam a identidade do local.

Há quem defenda que não existem regras quanto a distribuir e pendurar os quadros que escolhemos para as nossas casas, que tudo é possível, mas... não é bem assim.  É sempre bom ter em conta algumas situações que acontecem e que, em vez de tornarem o ambiente agradável acabam por complicar as coisas.

Veja abaixo alguns exemplos e tente perceber o que está  CERTO ou ERRADO ?
(antes de ver a resposta...)

Ambiente 1

E a resposta é....ERRADO ! Colocar um quadro sobre um espelho é de gosto duvidoso e ficou muito mal.  Tanto o quadro como o espelho perdem toda a elegância e interesse, nem se aprecia um, nem outro.   Além disso, o conjunto de quadros mais pequenos, à direita, estando colocados numa esquina da parede, deveriam estar mais baixos.

Ambiente 2


Neste caso temos um CERTO!
Esta é uma maneira simpática de organizar pequenas obras sobre uma cama. A prateleira branca, da cor da parede, foi muito bem escolhida. Não é necessário furar as paredes e pode-se mudar a disposição das obras sempre que se desejar.  Para ficar perfeito... poderia apenas estar 30 cm mais baixa para não estar tão distante da cabeceira da cama e criar aquele vazio, ao mesmo tempo que está quase ao nível do candeeiro de tecto.

 Ambiente 3

E aqui ?  A montagem dos quadros sobre o sofá, reflecte um gosto muito pessoal e não está completamente errada.  Revelam uma harmonia no tema, nas cores e nas molduras e a distibuição está feita com as distâncias correctas entre cada quadro.  Será uma opção a escolher para quem gosta de simetria levada ao extremo.  No entanto, deveriam estar mais baixos em relação ao sofá pois obrigam a levantar demasiado o olhar para se apreciar a colecção.  Na parede da esquerda está outro erro  e que é um quadro sózinho e pendurado demasiado alto...  parece que ficou perdido.  Este é um exemplo de como não colocar uma obra na parede e por isso é ERRADO.

Ambiente 4
Aqui temos outro ERRADO!   Mais um exemplo de montagem alta e quadros pequenos demais para uma parede. As três obras, assim como o aparador, deveriam estar acompanhados de uma ou duas peças, organizadas de forma diferente.


Ambiente 5

Aqui, os dois quadros maiores foram bem posicionados. Como não há excesso de móveis, não há problema em ter os quadros mais perto do pavimento. Os quadros mais pequeninos, no chão, completam a cena.  Este é um CERTO!

Ambiente 6

Mesmo numa sala como esta, com o pé-direito alto, o quadro deveria estar mais baixo, em relação ao sofá, com o eixo a 1,60m-1,70 m de altura.  Como a parede é grande em ambos os sentidos, o ideal seria também optar por mais quadros.  A opção por um só quadro, mesmo que grande, torna mesmo assim a parede muito nua e o quadro parece apenas perdido e como está alto em relação a todo o ambiente, fica muito deslocado.  Optando por vários quadros mais pequenos mas bem distribuidos conseguia-se um ambiente mais harmonioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário