Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Decoração Zen

A filosofia oriental Zen, também designada por  Feng Shui, é muito ampla e não deve  ser considerada apenas como um estilo de decoração.  É uma forma de harmonizar os ambientes com base em pensamentos provenientes do budismo.



Neste post  encontrará conselhos sobre as cores para as paredes, mobiliário, quadros, acessórios para uma decoração Zen, bem como pequenas ideias para conseguir aproximar-se mais deste estilo.

 
 
As cores nas paredes
 
As cores eleitas para este estilo reflectem a pureza e a ordem, muito semelhantes ao estilo minimalista, todavia neste caso evitam-se geralmente os tons mais escuros.  Deseja-se obter um clima relaxante, pacífico e harmonioso e desta forma, muitas vezes o branco é a cor preferida.  Também se pode utilizar toda a gama de tons neutros, desde os beges, cinzentos, cremes e ocres.   Podem incluir-se pequenos detalhes de cor num ou outro acessório, como por exemplo jarrões e outros pequenos objectos se se desejar avivar mais um pouco o ambiente.



Outras características para se conseguir um estilo Zen


Utilizam-se de preferência materais naturais como madeira, pedra e algumas fibras.  Para os cortinados prefere-se o algodão ou o linho.  Para os pavimentos é muito utilizada a madeira de wengue e para o mobiliário a madeira de faia.  Nas zonas que exigem superfícies  que normalmente são revestidas em mosaico ou azulejo é mais conveniente utilizar pedras naturais.


A iluminação deve ser difusa ou indirecta, tanto a interior com a exterior, gerando desta forma um ambiente romantico e sereno  Usar  cortinados brancos deixando apenas entrar a claridade necessária, porém, sem uma luz directa para o interior, é uma boa opção.

Todos os objectos devem estar orientados para a simplicidade das formas, sem curvas, apenas linhas direitas, sem contornos demasiado elaborados e podem utilizar-se figuras exóticas. Será com base nesta ideia que se deve escolher o mobiliário.


Recomenda-se uma certa austeridade no que diz respeito aos objectos decorativos, utilizando poucos, apenas o imprescindível para complementar por exemplo uma mesa, ou para uma zona vazia nas paredes, pequenos quadros escolhidos a combinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário