Depois de vários meses a organizar a boda e depois do relax da merecida lua de mel, a maioria dos recém casados enfrenta com alguma frequência um problema inesperado... decorar o novo lar.
Quer se trate de casa própria ou de um apartamento alugado, decorar o lar de recém casados pode transformar-se num desafio cheio de complicações, que muitas vezes se dá quando a carteira está mais vazia do que nunca.
Com um pouco de paciência e algumas dicas, decorar o novo "ninho de amor" até poderá parecer uma brincadeira de crianças:
1. Não se deixe dominar pela pressa, dedique alguns momentos a sentar-se com o seu companheiro/a e a escolher um estilo que os faça sentir bem aos dois. Folhear algumas revistas de decoração, pesquisar na internet, visitar departamentos e lojas do ramo, podem dar pistas importantes sobre objectos que ambos gostem, e assim encontrar o tema à volta do qual poderão decorar o vosso novo lar.
2. Poupar! Depois do casamento, sobretudo se tiveram de arcar com muitas despesas, a última coisa de que necessitam será fazer novos gastos e criar mais dívidas. Deve ser criada uma lista das coisas básicas que são necessárias e evitar gastar dinheiro com objectos desnecessários ou que podem ser adquiridos mais tarde. Uma boa forma de conseguir poupar bastante é comprar mobiliário usado ou antigo, consultanto anúncios em jornais, revistas ou na internet. É possível conseguir bom mobiliário vintage por muito pouco dinheiro.
3. Começar pela Sala: antes de se lançarem a comprar móveis à toa, convem planificar a decoração para cada divisão em particular e só uma divisão de cada vez. O recomendável é que se comece pela sala, já que é a divisão onde normalmente se passa mais tempo, é onde se recebem os amigos e familiares. Tê-la convenientemente decorada fará com que se sintam mais à vontade na sua nova casa e possam receber sem constrangimentos. Parte-se do princípio que pelo menos exista um quarto com uma cama e talvez um roupeiro mas ainda sem decoração... como só é utilizado pelos dois, poderá passar para segundo lugar.
4. Medir os móveis: um erro muito habitual é comprar móveis maiores do que o espaço disponível. Para ter uma ideia do espaço que cada móvel vai ocupar, medem-se os móveis que têm "debaixo de olho" e podem simular-se no chão da divisão através de fitas de tecido, cordel, corda, a fazer as formas desses móveis. Assim terá uma visão mais realista do resultado final e permite corrigir muitos erros logo à partida. Imagine que se apaixona por um móvel que depois vem atrapalhar o espaço todo...
Decorar uma primeira casa pode parecer uma meta difícil de alcançar. Começar pelo básico, definir prioridades e evitar as pressas, são a chave para conseguir um estilo próprio que transforme uma casa ou apartamento num lar. As divisões que só são utilizadas pelos dois e onde se passa pouco tempo, assim como os apontamentos decorativos, por exemplo candeeiros, quadros, estatuetas, jarrões, etc... são tudo coisas que depois irão chegando com o tempo e que poderão comprar com toda a calma, cada coisa a seu tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário