Já temos visto que o rosa é por excelência uma cor feminina, mas isto não significa que só possa ser utilizado em ambientes femininos... também pode aplicar-se noutros espaços partilhados por um casal ou por toda a família.
A sala é um ambiente comum que, com alguma prudência, por decorar-se com a ajuda de tonalidades rosa.
Para o explicar de uma forma mais simples, agrupei elementos distintos da decoração onde é possível incluir tonalidades rosa. Então temos:
NA PINTURA DAS PAREDES
A maneira tradicional de "mudar a cara" a uma casa ou a uma divisão é pintando-a. Será bom não abusar de nenhuma cor neste caso, por isso utilizou-se de facto o rosa para a sala, e as divisões contíguas podem, por exemplo, ser numa tonalidade cinza, talvez branco ou creme.
Ao ser uma cor quente, reduz visualmente as proporções do espaço e por isso é mais conveniente para divisões amplas, ou talvez para destacar uma parede. Ainda que as cores fortes possam resultar juvenis e modernas, as tonalidades suaves são bem acolhedoras e familiares. Por isso o rosa escolhido é um rosa suave.
EM TEXTÉIS E COMPLEMENTOS
É bom ter em atenção que nem sempre os tecidos e os complementos decorativos têm que ser da mesma cor, mas em determinadas circunstâncias é uma forma simples de combinar as cores.
Para salas pequenas a cor de destaque não deve utilizar-se em grandes proporções. O mais apropriado será utilizar tonalidades rosa em alguma cortina, em almofadas, tecidos estampados, um jarrão ou um candeeiro.
EM MÓVEIS, TAPEÇARIAS E SOFÁ
Para uma sala de maiores proporções, um sofá grande cor de rosa já não resulta tão chocante e por isso pode ser uma boa oportunidade para o incluir. Da mesma forma, podem utilizar-se numa consola ou outro móvel auxiliar e também nas almofadas. No entanto, ao escolher um sofá de uma cor rosa forte, é melhor que o resto dos complementos decorativos não tenham as mesmas características, para que o ambiente não fique demasiado sobrecarregado.
EM ABUNDÂNCIA
Certamente que vemos por aí decorações onde a cor rosa pode transformar uma sala numa "casa de bonecas! Mas, se o espaço a decorar for um espaço partilhado por outras pessoas, convem ter alguma prudência na utilização exagerada desta cor.
A cor rosa combina com o cinza, o branco, o negro, o chocolate, púrpura, creme, violeta, laranja, verde e algumas tonalidades mais. Mas também é preciso ter algum cuidado em não adicionar demasiada cor. Se se utiliza uma cor intensa, convem que seja em poucas doses. Os materiais que ficam bem com o rosa são as madeiras claras e as escuras, o aço ou outro material metálico de aparência lustrosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário