Será que é possível combinar modernidade e respeito pelo meio ambiente no que diz respeito à decoração das nossas casas ?
Claro que sim, começa cada vez mais a ser possível e hoje vou demonstrar algumas formas de o conseguir. Não é apenas possível mas também perfeitamente realizável e somente com algumas pequenas mudanças ou pequenos ajustes que podemos ir fazendo em casa.
Estes ajustes nem sequer requerem grande esforço porque o mundo da decoração de interiores está cada vez mais concentrado na importância de respeitar o meio ambiente e, a cada dia, surgem cada vez mais objectos realizados com materiais reciclados ou fabricados respeitando o ambiente.
Estes ajustes nem sequer requerem grande esforço porque o mundo da decoração de interiores está cada vez mais concentrado na importância de respeitar o meio ambiente e, a cada dia, surgem cada vez mais objectos realizados com materiais reciclados ou fabricados respeitando o ambiente.
Vou enumerar algumas das medidas que cada um de nós pode levar a cabo para alcançar uma "atitude verde" e mais ecológica nas suas casas.
Optar por materiais ecológicos. Por exemplo, para o pavimentos pode optar-se por um parquet de bambu que, além de ser ecológico é também um material muito confortável, quente no Inverno e refrescante no Verão.
Podem também escolher-se tapetes ecológicos, realizados com tecidos ou papel reciclados. Mais exemplos: Deseja pintar as paredes ? Então esqueça os antigos baldes de tinta e recorra às pinturas naturais. Há uma infinidade de pinturas ecológicas no mercado.
Madeiras que respeitam o meio ambiente. Se vai utilizar madeiras, é bom que elas respeitem o meio ambiente. É certo que a madeira é um material ecológico muito destacado já que é biodegradável e não contaminante, mas tem um incoveniente: para a obter é preciso matar árvores!
A solução pode ser a escolha de marcas que estejam comprometidas com o meio ambiente, já que depois de procederem à recolha das madeiras nas suas explorações, procedem posteriormente à reflorestação das zonas exploradas.
Outros pequenos gestos muito simples... mudar a iluminação da casa para luzes LED. Estas consumem pouca energia e respeitam a Natureza. Além disso, no dia a dia, estará a poupar dinheiro na conta da electricidade.
A loiça de casa também pode ajudar o planeta. Que tal passar ao bambu ou à madeira ? Pode parecer estranho, mas para quem está habituado e lhe custa prescindir da porcelana ou do cristal, pode mesmo assim contribuir, escolhendo loiça ecológica para o dia a dia. Existe já loiça fabricada com estes materiais reciclados e existem muitos tipos de loiças ecológicas no mercado. Será fácil encontrar uma alternativa. Basta a vontade...
E depois imaginar que a pouco e pouco, cada vez mais pessoas se seguirão nestas mudanças... o sonho de um mundo mais ecológicamente equilibrado pode transformar-se em realidade. E não faremos mais do que a nossa obrigação, já que em poucos séculos estamos a um passo de destruir um equilíbrio que levou milhões de anos a ser alcançado! Pensem nisso, sim ?
Sem comentários:
Enviar um comentário