Hoje queria deixar aqui alguns truques para decorar as cozinhas pequenas e aproveitar ao máximo o seu espaço sem sobrecarregar a zona. O objectivo é melhorar a sensação de amplitude da divisão.
Dois factores que ajudam a criar maior sensação de amplitude são a luz e a cor.
Coloca-se uma luz principal no tecto e luzes adicionais em lugares específicos, focando zonas que queremos realçar. Para quem tem a sorte de poder contar com uma janela por onde entra a luz natural, é muito importante que não coloque elementos que possam impedir essa luz de entrar na divisão.
A cor das paredes deve ser clara, já que ajuda a dar uma maior sensação de amplitude. Para quem gosta de contrastes, pode escolher móveis de tons escuros. As cores mais aconselhadas são os brancos ou beiges, tentando evitar os pavimentos de tons escuros que acabarão por cortar imensa luz.
Nas cozinhas pequenas estamos acostumados a ver elementos e acessórios no exterior dos móveis. No entanto esse pormenor dá uma certa sensação de desordem, de um espaço demasiado cheio ou atrofiante e faz com que pareçam ainda mais pequenas. Por esse motivo é essencial que se optimize ao máximo o espaço dos móveis e armários.
Sabemos que nem sempre é possível não ter acessórios no exterior e se o espaço de que dispomos para guardar as coisas não é suficiente, podem utilizar-se prateleiras de parede para colocar todos os utensílios de uso habitual. Assim, estarão sempre à mão e ficará mais espaço livre nos armários para outros elementos. O importante é que sobre os balcões e mesas haja o menos possível, de forma a criar a sensação de um espaço grande.
Sem comentários:
Enviar um comentário