Um leitor do blog, que pretende pintar um quarto principal na cor violeta, pediu uma ajudazinha sobre como combinar esta cor. Em artigos anteriores já referi algumas vezes esta cor e hoje vou tentar dar mais algumas ideias, pode ser que sirvam de inspiração.
Apesar de ser uma cor que é mais utilizada para destacar só uma parede ou em complementos decorativos, também é possível realizar ambientes muito harmoniosos tendo-a como cor base, em todas as paredes. Se se escolheu esta cor como a base ou fundo para o resto da decoração, há depois as diversas possibilidades para criar diferentes cenários, conforme a cor que se escolhe para a acompanhar. Esta segunda cor vai determinar o "carácter" do espaço, digamos assim, e aí depende do pretendido por cada um para esse ambiente.
A cor violeta é geralmente acompanhada de uma tonalidade neutra para que resulte elegante e o ambiente onde se utiliza não resulte muito carregado. Geralmente combina-se com tonalidades brancas e mesmo o branco puro, para que o resultado seja mais luminoso.
Combinação 1 - Violeta e branco
(elegante e luminoso)
Com bege, cor de areia, creme... o contraste já é menos marcado, o ambiente fica mais delicado e ao mesmo tempo mais cálido. De igual modo podem também juntar-se a esta combinação alguns detalhes em branco.
Combinação 2 - Violeta e bege
(delicado e cálido)
Para uma combinação mais sóbria o violeta pode acompanhar-se com castanhos (chocolate, terra, etc) mas é provável que o ambiente se torne demasiado escuro se depois não se tiver algum cuidado especial com a iluminação. Se a divisão for já bem iluminada com luz natural, esta pode ser uma combinação a tentar.
Combinação 3 - Violeta e chocolate
(sóbrio e elegante)
Violeta com cinzento resulta numa combinação mais elegante e moderna. Se o cinzento for num tom claro, pode até ficar semelhante ao branco, mas se a tonalidade já for mais escura pode diminuir a iluminação drasticamente.
Combinação 4 - Violeta e cinzento
(elegante e moderno)
Utilizar distintas tonalidades de uma mesma cor é fazer uso de um esquema monocromático. É sempre uma forma segura de combinar cores, como neste caso abaixo, em que são dois tons de violeta, um mais escuro, outro mais claro, já bem perto do rosa.
Combinação 5 - Monocromático - 2 tonalidades de violeta
(sóbrio e discreto)
O amarelo é a cor complementar do violeta. Pode fazer com ele um alto contraste mas é preciso utilizá-lo com muita moderação. Em qualquer ambiente, e em especial num quarto, deverá estar em pequenas proporções, podendo também optar-se por tonalidades similares como verde amarelado, pistachio, mostarda...
No exemplo abaixo o violeta utilizado nas paredes está mais perto do azul e para não ficar muito pesado, foi combinado com o branco do lambrim que suaviza o espaço. O contraste com o mostarda é conseguido em pequenas proporções com a utilização de uma colcha naquela cor.
Combinação 6 - Violeta e Mostarda
(elegante e atrevido)
Outras tonalidades para incluir nos detalhes podem ser aqueles das cores análogas ao violeta, ou seja, os azuis, (celeste, turquesa, etc) e também vermelhos (cor de vinho, rosa, bordeaux, fucshia, etc).
Boa noite
ResponderEliminarGostaria de saber a tinta usada na combinação 1, que violeta lindo?
gostaria de pintar a fachada da casa com o violeta 6 com acabamentos em branco fica lindo! é vibrante e chique.
ResponderEliminar