Hoje em dia, a maior parte das casas de banho já se encontra revestida de azulejos na totalidade das paredes, desde o chão até ao tecto e é apenas o tecto que necessita de uma pintura de vez em quando, geralmente de branco. Todavia, ainda há muitas casas com casas de banho em que os azulejos só revestem parte das paredes, quase sempre desde o chão até um pouco acima da linha do lavatório. As divisões com estas características, precisam de renovações periódicas da pintura, devido ao uso e à humidade e essa é uma boa altura para dar um novo ar, criar um novo ambiente, mudando apenas a cor.
Para ter uma ideia de como pintar uma casa de banho o melhor é começar por ter como base as cores existentes nos azulejos e nos restantes elementos que se estejam a utilizar. A partir daí pode fazer uma lista dos tons que poderão combinar com os tons existentes.
.
Se os azulejos são de cor clara com detalhes noutras cores, como o azul ou o rosa por exemplo, o ideal neste caso, seria pintar as paredes na mesma cor que se encontra destacada nos azulejos, ou seja, azul ou rosa, para assim criar um ambiente mais vivo. Por outro lado, se pintar as paredes de cor branca, cria uma atmosfera mais calma e luminosa.
Em muitos casos os azulejos são apenas de cor branca, lisos e sem pormenores noutras cores. Nestas situações pode aproveitar-se para arrojar um pouco nas paredes. Optando por cores que fazem grande contraste com o branco, como o chocolate, o verde, púrpura, caramelo, consegue-se um contraste muito interessante entre as duas áreas e surge um ambiente com um aspecto mais atractivo e audaz.
Uma das cores mais utilizadas nas casas de banho é o azul. O azul claro ou várias tonalidades de azul combinadas entre si e complementadas depois com o branco das loiças e outros acessórios de decoração, criam um efeito muito bonito e fresco.
Há ainda a considerar os casos em que as casas de banho nem sequer têm azulejos. Nestas situações resulta muito bem uma pintura com combinações simples de cores nas paredes como se pode ver nesta abaixo, com o verde e branco. É uma opção comum e poderá ver mais exemplos de combinações de cores no separador lateral à direita, em Cores e Combinações.
Na altura de escolher a cor da pintura para a casa de banho talvez seja melhor optar por cores de tonalidades mais claras porque elas são mais relaxantes.
As cores mais fortes são atrevidas e originais mas muitas vezes é difícil trabalhar com elas e combiná-las da forma adequada. Cores como por exemplo, cor de vinho ou azul escuro podem ficar bem numa casa de banho mas, na maior parte das vezes, será difícil conseguir que se integrem com os restantes elementos da decoração, sendo que ao fim de algum tempo podem tornar-se cansativas e até um pouco atrofiantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário