O estilo de decoração mediterrânico caracteriza-se sobretudo pela luminosidade, cor e calor. São normalmente casas que estão abertas à entrada da luz solar e os seus ambientes transmitem alegria e calma, com uma decoração relaxante e que nos faz recordar as férias.
Este estilo de decoração é tradicional nas zonas costeiras dos países a Norte do Mar Mediterrâneo, em especial Grécia, Espanha, Portugal, Itália...
As cores favoritas são as que trazem luminosidade para os ambientes, como o branco, o ocre, o verde, azul mar, verde oliva, e são as que figuram nas paredes.
Os ambientes são despojados de objectos evitando carregar demasiado as divisões com muitos elementos. Os pavimentos podem ser em mosaicos ou ladrilhos de cor terracota ou em madeira e trazem conforto.
Por vezes as vigas estão visíveis e são tradicionalmente de madeira, natural ou pintada. Os pátios interiores, têm acabamentos em azulejos ou mosaicos, que constituem os elementos construtivos muito característicos que definem este estilo decorativo.
O ferro forjado está praticamente presente em todas as áreas no estilo mediterrânico, assim como espelhos e molduras, entre outros.
É uma decoração sem grandes complexidades, descontraída e imaginativa, em que os materiais naturais têm um lugar de destaque.
Locais onde este estilo ainda é marcadamente forte são Espanha e Itália, mais especificamente na Toscana, apesar de todas as alterações que vem sofrendo ao longo do tempo e que atentam contra a sua sobrevivência.
É um estilo simples, natural, fresco e remete-nos para uma vida descontraída e sem complicações. É o clima que marca esta tendência decorativa, em torno do calor e do sol, e em que as casas muitas vezes não têm a distinção entre a sala de estar e o exterior.
Aliás, como são casas abertas à luz, muitas vezes encontramos salas de estar com prolongamento até terraços com vistas maravilhosas.
Materiais como mosaicos, ladrilhos e outros revestimentos cerâmicos tratam de manter a frescura dos pavimentos. As persianas filtram a luz e facilitam a circulação do ar sem no entanto perder a intimidade.
As paredes são acabadas com o tradicional reboco mediterrânico, caiadas ou pintadas de branco para reflectir a luz. Ficam assim com um aspecto mais rústico e muito acolhedor. A pedra e o gesso são também utilizados para os acabamentos das paredes.
O mobiliário combina quase sempre madeira com ferro forjado, com acabamentos rústicos e naturais.
As paredes podem ser decoradas com imagens simples, com temas paisagísticos e naturais e emolduradas em madeira natural.
Sem comentários:
Enviar um comentário