A utilização de duas cores num ambiente pode simplificar muito as coisas no momento da decoração, visto que tudo o que temos que colocar será com base nas tonalidades escolhidas.
O contraste das cores
Através das cores podemos criar ambientes com características distintas. Se as tonalidades criarem um contraste marcado consegue-se um espaço moderno e activo. Se alguma destas tonalidades for uma cor quente então o ambiente tornar-se-à mais juvenil. Por outro lado, se entre as tonalidades não existe um contraste demasiado acentuado, o espaço será mais clássico ou romântico e também mais delicado e relaxante.
Junto a uma cor neutra
Geralmente, quando se utilizam apenas duas cores, uma delas é neutra devido às características que gera sobre as cores intensas, como já mencionei noutros posts sobre cores e combinações.
Uma das cores preferidas para acentuar a outra cor é o branco. Através dele, criam-se combinações luminosas e muito activas, com maior ou menor contraste, conforme seja a segunda cor que o acompanha. Alguns exemplos disto são as combinações de branco e verde maçã, branco e azul, branco e púrpura, etc..
Como decorar
Na imagem acima podemos ver a decoração de uma casa de banho em verde e branco. Aplicaram-se ambas as cores nas paredes mas seguramente que poderia ser apenas uma, visto que, neste caso, os móveis, nomeadamente, a cadeira, o espelho, a banheira e até o jogo de toalhas trazem o tom neutro para o ambiente. Todos os complementos decorativos se encontram em contraste com o ambiente que os envolve: branco sobre verde ou verde sobre branco.
Sem comentários:
Enviar um comentário