Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Crianças em casa, precisam de lugares mágicos


Se estiver dentro das suas possibilidades ter em casa um ambiente especial para o desenvolvimento das crianças… talvez lhe possam servir estas ideias para equipar uma qualquer divisão de forma funcional, decorativa e divertida.  Sabemos que as crianças têm imensa necessidade de jogar, brincar, cantar, dançar, enfim !  Tudo isto é crescer e aprender, é ser criança!  Se elas puderem ter em casa um espaço recreativo onde podem dar largas à sua imaginação, sonhos e criatividade…. bom, seria maravilhoso!
Eis algumas ideias, algumas já postas em prática há uns anos, e que fui adaptando à medida que surgia mais um filhote e os irmãos já estavam mais crescidos…




Decorando as paredes

Esta foi das primeiras que coloquei em prática, quando do meu primeiro filhote.  Como nos primeiros meses ele ia dormir no quarto dos papás, (e assim foi até aos 12 meses de idade), aproveitei a divisão que viria a ser o quarto dele para fazer um quarto de actividades. Na minha ideia queria um quarto à prova de bebé quanto à segurança, onde o pudesse largar para ele começar a explorar o mundo.  Protegi as tomadas,
pintei as paredes com uma tonalidade que não existia em mais nenhuma divisão lá de casa.   Depois pintei em toda a volta uma barra à altura de 1m  com imagens coloridas, infantis, animais, formas geométricas…  tinha o pequenote 9 meses e já se punha de pé para apontar e tocar nos bonecos pintados na parede.  Aos 15 meses lembro-me de ele já saber o que era um “tiango” (triângulo) e um “cagado” (quadrado).   Claro que o círculo era apenas mais uma “bola”.  Creio mesmo que este quarto-mágico contribuiu muito para que todos os 3 filhotes fossem sempre crianças muito curiosas e exploradoras.  
Também se pode pintar um mural com alguma personagem infantil, se bem que esta opção demorará bastante mais tempo.  Só com a barra que pintei já demorei muitos dias, e lembro-me de já ter a barriguinha bem grandita, cerca de 8 meses, e ter de me sentar para descansar a meio das pinturas.  E depois, há a questão de se escolher um mural que seja do agrado da criança e temos de esperar para saber qual vai ser um dia a personagem favorita dela…  é que cada pequenote é um caso.  O meu filho mais velho tinha adoração pelo Doraemon, a do meio…sendo menina, gostava das princesas da Disney, já o mais novo… nem Nobitas, nem Ruças, nem Noddys, nahh!  Só gostava de animais mas dos mais feios e horríveis!  Nada de peluches, nada de mimimi, para ele, só bicharada de plástico com o aspecto mais próximo possível da realidade.  E houve uma altura em que andou fascinado pelo dragão de Cómodo….ugugh!
Portanto, é melhor escolher-se algo mais “neutro”, que eles quando crescerem vão dar suas opiniões!
Claro que a opção mais simples é decorar as paredes com papel pintado, quer seja para paredes inteiras ou apenas algumas zonas.  Bem combinado, o papel permite criar espaço mesmo muito atractivos.




Quadro para aprendizagem e brincadeira

Um quadro grande onde eles possam escrever, desenhar, pintar.  Do meu primeiro filhote foi mesmo daqueles pretos, como os antigos da escola, com giz e tudo!  Claro que mais tarde foram proibidos e por isso, o melhor são aqueles actuais, brancos e com os respectivos marcadores de cores.  São um bocadinho caros, mas vai valer a pena, porque eles habituam-se logo a desenhar ali, apenas ali e SÓ ali.   Bem… salvo algumas excepções…2 aprenderam e 1 não resistiu a deixar toda a sua arte em cortinas, sofás, almofadas, cadeiras e até em maçãs!  Foi uma fase muito gira, trabalhosa…, mas maravilhosa. 
Pode ser um quadro móvel ou fixo à parede e é engraçadíssimo para fazer jogos em família.


Cadeiras confortáveis

Uma cadeira ergonómica pode resultar muito bem quando já são maiorzinhos, colocada assim num lugar especial, a que chamamos o “Cantinho do Estudo”. 
Uma mesa e umas quantas cadeiras dá sempre jeito, especialmente se vêm amigos brincar.

Cantinho do Teatro

Ah!  O que eu me diverti a fazer um cantinho destes!  O engraçado é que depois foram os filhotes mais velhos que já fizeram um para o mais novo, copiando pelo anterior, que entretanto foi ficando usado demais.
Podemos fabricar um teatro de fantoches para que os mais pequenos possam desfrutar e porque não criar, as suas próprias histórias e até bonecos!  Há à venda uma variedade de cenários de fantoches de tamanhos diferentes, desenhos e cores que se adaptam aos gostos de cada um.  Mas o melhor mesmo…. é sermos nós a fazer tudo!  Com cartão de caixas velhas, tirando ideias daqui e dali, a internet hoje em dia dá-nos o conhecimento e a inspiração na hora…. mãos-à-obra!  E o que eu já chorei a rir com as fantochadas que já fiz, que eles já fizeram e que continuamos todos a fazer!  Eles crescem e as histórias vão ficando mais atrevidas, é divertidíssimo!



Cantinho da Leitura

Este, acho eu… é imprescindível em qualquer casa.  Seja para adultos seja para crianças, apesar de eu gostar de ler em qualquer lado.    Uma boa ideia para que as crianças fiquem entretidas com uma linda história é contar com um espaço dedicado exclusivamente à leitura.  Inicialmente começamos por lhes contar a história que eles ouvem muito sossegadinhos…. Passado um tempo já são eles que se dirigem para lá com um livrito na mão a imitar a mamã ou o papá, e daí a um pulo estão a gostar de ler sozinhos.
Basta uma cadeira ou um sofá confortável, um par de almofadões perto de uma pequena estante onde se guardam os livros… adultos e crianças podem partilhar belos momentos.

Outros Cantinhos

Se for possível ir mantendo uma divisão destas ao longo do crescimento da pequenada, acho que toda a família tem a ganhar.  As crianças em primeiro lugar, porque têm naquele espaço os seus “cantinhos” adaptados às respectivas idades.  Claro que à medida que as crianças crescem desaparecem uns cantinhos e podemos criar outros, como o cantinho da música,  o cantinho das artes (para usarem as plasticinas sem sujar os tapetes todos da casa….).  E para a família sempre é um local onde a bagunça pode ficar concentrada, a pequenada brinca, fecha-se a porta e até nos esquecemos.  É mais complicado quando as crianças não têm lugar específico para brincar e levam as coisas de uns lados para outros ao ponto de toda a casa ficar desarrumada,  pintada ou suja.  E não podemos nem devemos proibir as crianças de brincarem para não desarrumar ou sujar, seria algo anti-natural.  Assim fica mais fácil criar regras para as restantes divisões da casa, pois elas sabem que brincadeira mesmo, só naquela divisão!




Quanto a cores gerais para a decoração, nem é necessário grandes cuidados, já que é um espaço em constante evolução, mas para quem quiser criar mesmo uma zona “mágica”, seria bom manter uma combinação de pelo menos 3 cores.  Usar uma cor dominante que pode ser incluída nas paredes e depois mais duas cores secundárias que ocupariam lugar nas partes de madeira e nos restantes objectos e complementos decorativos.

Sem comentários:

Enviar um comentário