Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Branco, branco...

O branco é uma cor que é sempre bem vinda no conjunto de cores de qualquer ambiente, combina com tudo e tem efeitos muito agradáveis. Todavia, além de poder ser utilizado combinado, o branco também pode ser usado em toda a decoração. 
Confesso que, como adoro cor e cor e mais cor... sempre tive alguma dificuldade em admirar espaços que fossem decorados só com branco.   Paredes brancas, móveis brancos.... ui !  No entanto... e como estamos sempre a evoluir, também eu comecei a aprender a apreciar melhor o branco como cor raínha da decoração.


Uma particularidade desta cor é a sensação de frescura que irradia, em especial se for realmente utilizada em todos os elementos da decoração.  As divisões dão a sensação de serem frescas e até às vezes frias, por isso o melhor é que esta cor seja escolhida para zonas de climas mais quentes.
Outra característica da cor branca é que ela reflecte a luz, sendo por isso uma cor adequada em ambientes onde se deseje potenciar a iluminação, especialmente a natural, proveniente do exterior.  No entanto, em alguns casos isto pode até  resultar contraproducente, já que em certas alturas do dia o ambiente pode ficar sobrecarregado de luz, provocando muita irritação para os nossos olhos.
Um ambiente pura e integralmente branco é difícil de imaginar, e na realidade não é muito recomendado porque poderíamos cair numa decoração sem atractivos e bastante aborrecida.  O melhor é incluir sempre complementos e detalhes de cor, que dêem vida ao ambiente.

Uma das opções é utilizar elementos decorativos de uma mesma cor, mas de tamanhos diferentes e dispersos de forma irregular pelo espaço.  Estes toques de cor podem estar presentes num candeeiro, no estampado de algum tecido, num almofadão sobre o sofá, num quadro na parede ou qualquer outro objecto.

Outra alternativa é a utilização de um conjunto de cores que encham o espaço de vida.  Neste caso, seriam escolhidas duas, três ou mesmo quatro tonalidades que, através de elementos distintos dariam "pinceladas" de cor dentro do ambiente branco.  Quase como se o ambiente de paredes brancas, chão branco e móveis brancos... fosse uma tela virgem à espera das cores do artista.  
A maior parte das vezes o melhor é não utilizar o branco mesmo puro como base para a totalidade do ambiente.   O melhor é encontrar uma tonalidade também clara mas que leve o ambiente para um tom mais pérola ou um cinzento muito suave.  No fundo, será pegar em branco puro, e "cortá-lo" com uma percentagem ínfima da cor para a qual desejar que ele "fuja".  Veja por exemplo este artigo, para saber mais como tonalizar a cor branca.


E por último, mas não menos importante... há a maneira clássica de combinar branco com negro e madeira.  Fica sempre bem e até pode resultar mais elegante do que as alternativas anteriores...

1 comentário: