Galeria de Pinturas

No topo deste site encontra ligação para as pinturas que vão saindo do atelier e que vou dividindo por temas. Verifique sempre para ver o que há de novo! Caso alguma seja do seu agrado e pretenda encomendar, seja para decorar algum espaço ou para oferecer... esteja à vontade para contactar para ohpinturas@hotmail.com. Terei todo o gosto em responder :)

Velas decorativas em conchas do Mar



É sempre bonito iluminar certos recantos da nossa casa com velas.  Elas dão aquele toque especial.  E ainda permitem poupar energia, caso estejamos por exemplo a ver televisão e seja apenas necessária pouca luz ambiente.  

As velas em conchas do mar acabam por ser uma opção ainda mais bonita e original.  Se estivermos no Verão e tivermos a casa perto da costa, elas transportam-nos directamente para a praia. Mas também se estivermos em pleno Inverno, com o frio e a chuva lá fora, elas recordam-nos as areias cálidas do Verão e ajudam-nos a esquecer o frio.

Estas velas também se tornam mais económicas do que as que compramos por aí, porque são feitas com materiais que incluem “jóias do mar” perfeitamente grátis e alguns ingredientes que se podem comprar em drogarias ou lojas de produtos para manualidades. Podem comprar-se numa quantidade considerável sem ser caros e permitem fazer as velas com facilidade.

Esta é sem dúvida uma manualidade imperdível, acessível a todas as pessoas e com resultados muito bonitos. Como resultado de "buscas ao tesouro"  feitas durante o Verão passado, tenho um bom armazenamento de “jóias do mar” das mais variadas, desde conchas, búzios, estrelas do mar, mas separei aquelas que se pareciam mais com “tacinhas” e alguns búzios mais fundos.

Os materiais são:

- Conchas
- Cera para velas/parafina
- Pavio para velas
- Prendedor de Pavio para velas ou molas da roupa
- Corante para a cera (se desejar…)



Como fazer:
 
Começar por lavar muito bem as conchas escolhidas, podendo até deixá-las de molho durante algum tempo, com água e umas gotas de  lixívia.  Depois secá-las muito bem.  

Cortam-se depois as mechas para fazer os pavios das velas, recordando que será melhor sobrar do que faltar.  Se tiver aqueles prendedores que permitem segurar o pavio no fundo da vela, melhor, pois pode ir colocando os pavios e no final é só verter a cera derretida.  Mas se não tiver, é possível manter o pavio na vertical com uma mola de roupa, enquanto se deita a cera.  É apenas para ajudar a que o pavio fique no seu lugar. Eu usei as molas da roupa, alguns pavios ficaram perfeitos, outros menos centrados, mas no conjunto nem se nota nada.

De seguida derrete-se a cera para velas/parafina, sempre em lume fraco, usando um tachinho velho ou um púcaro.  Uma vez bem derretida, se desejar pode colocar umas gotas do corante e mexer com um pauzinho de madeira, (pauzinho chinês ou das espetadas) .  Enchem-se depois as conchas com esta mistura, até a uma altura considerável mas se m derramar para fora.  

Deixa-se secar,  retira-se a mola que segura o pavio e estão prontas para decorar qualquer cantinho!



Sem comentários:

Enviar um comentário